Existem dois grupos principais de receptores adrenérgicos, α e β, apresentando vários subtipos:
Agonistas e antagonistas Agonistas ativam receptores que produzem a resposta desejada. Os agonistas convencionais aumentam a proporção de receptores ativados. Os agonistas inversos estabilizam o receptor na sua conformação inativa e agem de forma semelhante aos antagonistas competitivos.
As drogas adrenérgicas atuam sobre receptores que são estimulados pela adrenalina e noradrenalina (catecolaminas). Algumas dessas drogas atuam diretamente sobre os receptores adrenérgicos, ativando-os, sendo denominadas drogas simpatomiméticas.
Se estimulam a transmissão adrenérgica, vão favorecer os efeitos simpáticos em nosso corpo: midríase, vasodilatação, broncodilatação, aumento da frequência cardíaca, etc.
Após algum tempo de uso, os beta-bloqueadores melhoram o funcionamento do coração, sendo observado o aumento do débito cardíaco e assim por consequência, melhora da qualidade de vida do paciente.
A tocólise, ou seja, a inibição do trabalho de parto prematuro, quando realizada, pode adiar o parto por pelo menos 48 horas, tornando-se possível a realização da corticoterapia antenatal e, com isso, a redução do risco de complicações neonatais, tais como a síndrome do desconforto respiratório (SDR), a hemorragia ...