Conforme dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Embrapa, as principais pragas que atingem a lavoura são:
Um inseto só pode ser considerado praga quando atinge um determinado índice de dano econômico para a cultura plantada. Dependendo da espécie, do tamanho populacional da praga, da fase de desenvolvimento, estrutura vegetal atacada e da duração do ataque, pode haver maior ou menor prejuízo, em quantidade e em qualidade.
O conceito oficial de praga é estabelecido pela FAO como sendo: "qualquer espécie, raça ou biótipo de vegetais, animais ou agentes patogênicos, nocivos aos vegetais ou produtos vegetais".
Essa inadequação pode ter origem em diversos fatores, como o clima impróprio, a umidade do ar elevada ou baixa, luminosidade inadequada, excesso ou falta de irrigação, deficiência nutricional ou até mesmo o excesso de adubação.
Um exemplo é o estimado para as pragas abaixo. Condições climáticas que favorecem: baixo índice pluviométrico. temperaturas diurnas elevadas....Condições climáticas que favorecem:
Manter os ambientes limpos e sem restos de comida é uma forma segura de evitar a proliferação de baratas, aranhas, moscas, baratas, lagartas, escorpiões e pombos e, consequentemente, a transmissão de doenças.
Quais métodos alternativos podem ajudar no controle de pragas?
Na verdade, todas as pragas urbanas aumentam em épocas mais quentes e chuvosas. O calor faz com que os insetos e animais se proliferem mais, como escorpiões, mosquitos e moscas. As temperaturas mais altas facilitam a reprodução – o metabolismo é acelerado e as baratas chegam à maturidade sexual mais rápido.
Como eliminar as baratas?
5 receitas caseiras que podem eliminar as baratas
Sem dúvidas, o Straik Gel é um dos melhores venenos para baratas do Brasil. Um dos principais fatores para isso é a formulação extremamente eficaz no combate a esses indesejados insetos, que utiliza como ativo o Indoxacarbe, que atua no sistema nervoso das baratas após a contaminação pelo consumo.
Confira 09 formas de se livrar das baratas no armário de cozinha
Existem uma série de tratamentos que utilizam a aplicação de inseticidas sem a necessidade de remoção de pessoas ou animais durante a aplicação, procure por eles....Locais propícios a infestação.
Aplicar nos locais de esconderijo das baratas, como frestas, fendas, gavetas, atrás e debaixo de armários, geladeiras e fogões. Observações: Não aplicar sobre alimentos, utensílios de cozinha e aquários. Durante a aplicação do produto, evite ingerir alimentos e bebidas e/ou fumar.
QUANTO TEMPO VIVEM? Isso depende da espécie. A mais comum nas cidades, a chamada barata “de esgoto” (Periplaneta americana), pode atazanar nossas vidas por até três anos! Outra espécie que às vezes dá as caras nos centros urbanos, a “francesinha” ou “alemãzinha” (Blatella germanica), dura pouco mais de um ano.
Vivem até 45 dias sem comida e 14 sem água.
A dedetizadora Pragfim, de Belo Horizonte, listou sete doenças transmitidas pelas baratas, uma vez que elas transitam por ambientes como esgotos e armários carregando bactérias e vírus. Hepatite A, febre tifoide, tuberculose, lepra, diarreia, poliomelite e pneumonia são as doenças apontadas nessa pesquisa.
O tamanho reduzido e o corpo achatado permitem que elas se escondam em pequenas frestas, protegendo-se da radiação da bomba. Outra vantagem das baratas é a alimentação diversificada, inclusive ingerindo fezes e cadáveres de outros exemplares da mesma espécie. Isso sem falar que elas têm alto potencial reprodutivo.
As baratas são insetos onívoros, ou seja, comem qualquer coisa, tendo principal atração por doces, alimentos gordurosos e de origem animal. Uma curiosidade é que podem viver uma semana sem beber e até um mês sem comer. Conseguem perceber o perigo através de mudanças na corrente do ar à sua volta.
A causa real da aparência branca de uma barata é que quando as baratas se modificam, elas não apenas perdem sua casca externa, mas também perdem a maior parte da pigmentação em seus corpos, que devem então ser substituídas.
E o troféu vai para... Segundo estudo publicado na revista Science, em 2009, ela é capaz de aguentar até 1,5 milhão de rads (sigla, em inglês, para “dose absorvida de radiação”).
13. Quais são os limites de dose para trabalhadores ocupacionalmente expostos à radiação?
Um modo dos cientistas medirem a exposição à radiação ionizante é por meio de uma unidade chamada Sievert. Uma exposição aguda de um Sievert pode provocar náuseas dentro de horas e a de quatro Sieverts pode ser fatal.
Quando as autoridades foram chamadas para investigar, descobriram níveis de radiação na fábrica de até 180 mSv/hr. Hoje, em menos de um minuto qualquer pessoa exposta a esses níveis excederia a dose anual considerada segura em muitas partes do mundo. A 80 km da fábrica ficava a usina nuclear de Chernobyl.