Os moluscos são animais invertebrados pertencentes ao filo Mollusca que se destacam por apresentar o corpo mole. Entre seus representantes mais conhecidos, podemos citar os mariscos, ostras, lulas, polvos e caramujos. Esses animais podem ser encontrados tanto em ambientes aquáticos quanto em terrestres.
Os moluscos são animais de corpo mole, geralmente envoltos por uma concha. A concha é presente em ostras, mariscos, caracol e caramujo. Em alguns, como a lula, a concha é interna e em outros, é ausente, como no polvo. As conchas são importantes para proteger o corpo mole dos moluscos e evitar a perda de água.
Moluscos marinhos Os moluscos são animais invertebrados de corpo mole, que podem apresentar conchas calcárias, e que vivem tanto em ambiente aquático como terrestre; seus representantes incluem as lulas, polvos, caracóis, ostras, mariscos, etc.
Todos os moluscos: apresentam simetria bilateral; são triblásticos (apresentam três folhetos embrionários); são celomados (possuem uma cavidade corporal revestida por mesoderme e denominada de celoma);
simetria bilateral
Moluscos (Filo Mollusca) são animais que apresentam um corpo mole, que, em grande parte dos representantes, está protegido por uma concha. Algumas espécies, como lesmas e polvos, não apresentam conchas. Nas lulas, por sua vez, a concha está reduzida e apresenta-se internamente em seus corpos.
Os bivalves apresentam concha com duas peças fechadas por fortes músculos (bi significa "duas", e valve, "peça"). São seres aquáticos e, em geral, vivem no ambiente marinho. Eles são animais filtradores, isto é, retiram o alimento da água. ... Sua massa visceral fica totalmente protegida pela concha.
Os gastrópodes aquáticos respiram por brânquias e os terrestres por pulmões. A cabeça apresenta olhos e tentáculos sensoriais. Utilizam os pés para rastejar sobre o solo e cavar, permitindo que se enterrem. ... Os gastrópodes são representados por caramujos, caracóis e lesmas.
A concha única, em espiral, é característica típica do grupo dos gastrópodes. Por essa razão, sãochamados univalves (uni significa "única", e valve, "peça"). Entre os gastrópodes, estão o caracol e o caramujo; a lesma, apesar de não apresentar conchas ou apresentá-la muito reduzida, também está incluída nesse grupo.
Os gastrópodes representam o maior grupo dentro dos moluscos. Existem espécies de água doce, marinhas e terrestres. Alguns gastrópodes bem conhecidos são as lesmas, os caracóis de jardim e os caramujos. Existem espécies com concha, geralmente espiralada, como os caracóis e caramujos, ou sem, como as lesmas.
Os gastrópodes (do grego gastrós, "ventre", e podós, "pé"), assim chamados em virtude da singular posição ventral de seu órgão de locomoção, formam a maior classe dos moluscos, com cerca de cinqüenta mil espécies viventes e 15.
Sua estrutura possui várias fileiras de dentes feitos de quitina. Funciona como uma língua com vários dentículos. Sua principal função é raspar alimentos, principalmente algas presas em substratos, e levá-los para o esôfago do animal. No vídeo abaixo você pode ver a rádula de um gastrópode em funcionamento.
A presença e o formato das conchas, além do desenvolvimento relativo da cabeça, do pé e do saco visceral, são as características que distinguem as diversas classes dos moluscos, da quais as mais famosas são: Bivalvia, Gastropoda e Cephalopoda.
Gastrópodes=sao moluscos que apresentam pé musculoso, localizado na parte de baixo do corpo, facilitando a locomoção do mesmo. Não sao todos que possuem concha e aqueles que possuem, apresentam apenas uma. Cefalópodes=grupo representado pele polvo, lula, sépias e náutilos.
O filo molusca , ou grupo molusco, recebe esse nome pois seus integrantes possui como característica comum o corpo mole. Dentre eles , a exemplo, temos as lesmas, os caracóis, os polvos e lulas, as ostras e os mariscos.
Estes organismos caracterizam-se pela presença de uma concha carbonatada formada por duas valvas. ... A separação das diferentes subclasses faz-se pelo tipo e estrutura das brânquias nos organismos vivos, e pelas características das valvas nos bivalves fósseis.
Animais bivalves são aqueles que possuem uma concha com duas metades, ou valvas. A palavra bivalve significa “duas valvas”. Os bivalves pertencem ao grupo dos moluscos. Os moluscos são um tipo de animal que tem o corpo mole.
Eles são animais filtradores, isto é, retiram o alimento da água. Não possuem cabeça, nem rádula (são os únicos moluscos desprovidos dessa espécie de língua). Sua massa visceral fica totalmente protegida pela concha.
O grande molusco, Tridacna máxima, tem talvez a distribuição mais ampla entre a espécie dos moluscos gigantes no Pacífico, seguido pelos mexilhão fluta gigante, Tridacna squamosa. Nestas espécies, a cor da carne (manto), quando a concha se abre por inteiro, variam do marrons ao roxo, verde e amarelo.
Muito bela e muito rara, a porcelana-dourada (Cypraea aurantium) é uma das conchas mais desejadas pelos coleccionadores. O seu habitat localiza-se no lado de fora dos recifes do Sudoeste do Pacífico, desde as Filipinas às Ilhas Salomão e Fidji. O seu tamanho varia dos 5,8 aos 11,7 cm e o meu exemplar mede 9,3 cm.
Grippina coronata
Os moluscos (Filo Mollusca, do latim molluscus, mole) constituem um grande filo de animais invertebrados, marinhos, de água doce ou terrestres.