O tratamento pode ser feito com compressas de gelo, uso de anti-inflamatórios, relaxante musculares indicados pelo médico e algumas sessões de fisioterapia para aliviar a dor e o desconforto, combatendo a inflamação, melhorando a movimentação das mãos e a qualidade de vida da pessoa. Veja os passos necessários.
1- Comece com a mão aberta e os dedos bem esticados. Dobre todos os dedos até que suas pontas toquem o meio entre os dedos a palma (formando um quadrado com os dedos), depois estique todos (figura na sequência 1 para 2). Faça isso 10 vezes e repita tudo mais 2 vezes.
No dedo do meio, indicador ou polegar: pode ser sinal de síndrome do túnel do carpo, uma lesão de esforço repetitivo que atinge o nervo mediano, localizado no punho. Lavar roupas, dirigir moto, posição na hora de dormir ou a digitação sem o apoio dos braços são ações que podem causar esse problema.
Com um programa de exercícios, crochetagem, banho de parafina, laser, ultrassom e alongamentos, a fisioterapia contribui ao fortalecer os músculos responsáveis por esticar a mão e os dedos, ao manter a mobilidade e ao aliviar o inchaço e a dor.
A tenosinovite estenosante dos flexores, conhecida como dedo em gatilho, é uma condição caracterizada por dor no trajeto dos tendões flexores associada à dificuldade de flexão ou travamento do movimento dos dedos, que podem permanecer em posição de flexão.
Como aliviar a dor no joanete?
Veja o exemplo:
Como fazer: Mantenha o pé no chão, e deixe os dedos 2 a 5 (todos menos o dedão) contraídos. Suba o dedão e relaxe os demais. Repita 20 vezes. Depois, faça o contrário: mantenha o dedão abaixado enquanto levanta os outros.
Sem forçar as costas ou o corpo, toque o corpo com os dedos da mão para saber até onde você consegue chegar. Segure e conte até 30. Se for muito tempo, conte até 10 segundos e vá aumentando aos poucos. Repita esse movimento todos os dias e você vai notar avanços a cada vez até conseguir chegar aos dedos dos pés.
Faça caminhadas. A caminhada é um exercício ótimo tanto para a circulação quanto para manter o corpo ativo. E já adiantamos que não é preciso muito: 30 minutos por dia já são suficientes para trazer benefícios ao seu corpo. Portanto, as caminhadas ajudam a fortalecer as pernas e a bombear o sangue com mais eficiência.