Por exibir alta corrosividade é incompatível com metais, metais alcalinos, concreto, permanganatos, soluções de hidróxidos alcalinos e vidro, reagindo com diversos materiais como couro e borracha. Geralmente é armazenado em recipientes de plástico.
Ácidos e bases fortes ou soluções concentradas de ácidos ou bases fracas são corrosivas porque tanto ácidos quanto bases em quantidade suficiente liberam íons (como o hidrônio e a hidroxila) que podem catalisar a degradação de compostos orgânicos que compõe os tecidos biológicos.
O principal motivo é a inexistência de afinidade química entre a maioria dos ácidos e a sílica, principal substância que compõe o vidro.
10 itens tóxicos que você têm em casa e que podem ser prejudiciais à saúde
São substâncias que apresentam uma severa taxa de corrosão ao aço. Evidentemente, tais materiais são capazes de provocar danos também aos tecidos humanos. Basicamente existem dois principais grupos de materiais que apresentam essa propriedade e são conhecidos por ácidos e bases.
Substância que corrói ou destrói os tecidos com que contacta (ácidos, cáusticos).
São substâncias capazes de provocar a morte ou danos à saúde humana se ingeridas, inaladas ou por contato com a pele, mesmo em pequenas quantidades. As vias pelas quais os produtos químicos podem entrar em contato com o nosso organismo são três: inalação, absorção cutânea e ingestão.
adjetivo Com propriedade de envenenar; que contém veneno: substância tóxica. Capaz de entorpecer por afetar o sistema nervoso; droga.
Os danos à saúde podem advir de exposição de curta e/ou longa duração, relacionadas ao contato de produtos químicos tóxicos com a pele e olhos, bem como a inalação de seus vapores, resultando em doenças respiratórias crônicas, doenças do sistema nervoso, doenças nos rins e fígado, e até mesmo alguns tipos de câncer.
Produtos Químicos são produtos de transformação obtidos por meio de processo industrial, constituídos de substâncias puras, compostas e misturas.
Classe 6 – Substâncias tóxicas e substâncias infectantes; Classe 7 – Material radioativo; Classe 8 – Substâncias corrosivas; Classe 9 – Substâncias e artigos perigosos diversos.
São considerados agentes químicos as substâncias, compostos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo através da pele ou por ingestão.
Produtos (2° membro) – são as substâncias resultantes da reação química. Exemplo: Duas moléculas de gás hidrogênio juntam-se com uma molécula de gás oxigênio, formando duas moléculas de água. Observe que o H2 e o O2 são reagentes e H2O é o produto.
UMA REAÇÃO QUÍMICA OCORRE QUANDO DUAS OU MAIS SUBSTÂNCIAS SE MISTURAM E FORMAM NOVAS SUBSTÂNCIAS DIFERENTES DELAS. Ex.: QUANDO COLOCAMOS FOGO NO PAPEL, O PAPEL VIRA PÓ E LIBERA FUMAÇA (QUE CHAMA GÁS CARBÔNICO). TODA REAÇÃO QUÍMICA É FORMADA POR REAGENTES QUE SE MISTURAM E FORMAM PRODUTOS.
Implica geralmente numa substância química que é adicionado com a finalidade de provocar um fenômeno químico. As substâncias inicialmente presentes num sistema e que se transformam em outras devido à ocorrência de uma reação química são denominadas reagentes. E as novas substâncias produzidas são chamadas produtos.