Locke defende que a educação deve considerar tanto o aspecto físico quanto o aspecto psíquico do ser humano. Isso significa afirmar que deve propiciar o desenvolvimento integral do homem, posto que Locke delega à educação a finalidade de tornar o gentil-homem em um ser humano virtuoso.
Locke defendia a liberdade intelectual e a tolerância. Foi precursor de muitas ideias liberais, que só floresceram durante o iluminismo francês no século XVII. Locke criticou a teoria de direito divino dos reis, formulada pelo filósofo Thomas Hobbes. Para Locke, a soberania não reside no Estado, mas sim na população.
Resposta. Locke defendia que os homens se juntaram em uma sociedade civil para garantir os seus direitos naturais (vida, propriedade e liberdade), então a função do Estado é assegurar que a população goze desses direitos, se o governo não faz isso, logo o povo tem o direito de rebelião/resistência.
O estado de natureza de Locke diferencia-se do estado de natureza de Hobbes por ser um estado de paz e harmonia, onde o homem já era dotado de razão, ao contrário de Hobbes, que dizia que os homens no estado natural agem como animais. Rousseau afirmava que os homens nascem livres, felizes e iguais.
O que caracteriza o empirismo de Locke? Assinale todas as alternativas corretas. Defesa da ideia de que tudo o que está na mente passou antes pelos sentidos. ... Defesa da concepção segundo a qual ideias como Deus, infinito, perfeição, embora não possam ser observadas diretamente, ainda assim têm origem na sensação.
O empirismo é uma corrente filosófica, referente à teoria do conhecimento, que tem suas origens na filosofia aristotélica. O termo empirismo advém da palavra grega empeiria, que significa experiência. ... Estes se opunham aos racionalistas, que defendiam que o conhecimento é puramente racional e não depende da experiência.
( ) Descartes acreditava que Deus era uma idéia inata, já Locke pensava que essa era uma idéia oriunda da sensação. ... ( ) Locke afirmava que a mente humana não possui ideias inatas, pois é uma tábula rasa; Descartes, por outro lado, defendia a existência de ideias inatas.
impressões, todas as nossas percepções mais vivas, quando ouvimos, vemos, sentimos, amamos, odiamos, desejamos ou queremos. E as impressões diferenciam-se das idéias, que são as percepções menos vivas, das quais temos consciência, quando refletimos sobre quaisquer das sensações [...] (HUME, 1999, p. 35 - 36).
John Locke, em seu Ensaio Acerca do Entendimento, defende a impossibilidade de princípios inatos na mente. Para ele, a teoria do inatismo é insustentável por contradizer a experiência, ou seja, se houvesse ideias inatas todas as pessoas, inclusive as crianças e os idiotas gozariam delas.
Ideias inatas: Razão, Racionalismo. Um exemplo que posso te dar são As ideias de Deus, infinito, perfeição, mas é tudo racional, racionalismo!!
Resposta. Resposta: para John Locke ao nascermos nossa mente é como um papel em branco, pois para nós nascemos sem experiência alguma, onde a mesma será obtida ao decorrer da vida de um indivíduo.
Uma folha em branco é incapaz de mudar qualquer coisa, mas uma folha bem escrita, que depois se transforma em um artigo; mas um conjunto de folhas com ideias concretas, úteis e concatenadas e articuladas entre si, que depois se transformam em um conjunto de vários textos, podem, sim, modificar vidas.
Na visão de Locke a mente do ser humano recém nascido é como um papel em branco (tabula rasa). Somente com o decorrer de sua existência é que o homem, através das percepções dos objetos sensíveis, vai adquirindo o conhecimento, e com isso esta folha em branco (que foi comparada com a mente) vai deixando suas marcas.
Essa conhecida expressão, sobretudo no mundo jurídico, traduz o esquecimento completo de um assunto para recomeçar em novas bases. Eis o seu berço. Na Roma Antiga, ;tabula rasa; correspondia a uma tabuinha de cera onde nada estava escrito.
Locke entendia por SENSAÇÃO o que os sentidos introduzem na mente perante os objetos exteriores, produzindo nela percepções. ... Por REFLEXÃO ele entendia o fato da mente só receber as ideias que adquire quando reflete sobre suas próprias operações internas.
Idéias de reflexão. A mente não tem idéias inatas, mas faculdades inatas: a mente percebe, lembra, e combina a idéias que lhe chegam do mundo exterior. Ela também deseja, delibera, e quer, e estas atividades mentais são elas próprias a fonte de nova classe de idéias. Espero ter Ajudado !
Seu pensamento emerge do contexto das Revoluções Inglesas, quando a Inglaterra se voltou contra o absolutismo da dinastia Stuart. Por defender a Monarquia constitucional e representativa, passou vários anos na França e na Holanda como exilado político.
Seguindo a linha tradicional do empirismo, que admite que todo conhecimento vem da experiência, portanto, dos sentidos, Locke busca compreender qual a gênese, a função e os limites do entendimento humano.
Wrington, Reino Unido
Wrington, Reino Unido