Memória e processamento da informação. Segundo as modernas teorias cognitivas, que estudam fenômenos básicos da inteligência como a percepção, o aprendizado e a memória, relacionando-os aos mecanismos da informática, são três os processos básicos da memória: codificação da informação, armazenamento e recuperação.
O Aspecto Instrumental – refere-se à natureza como mediadora das funções psicológicas mais complexas. ... Sendo assim, para ele a cultura torna-se parte da natureza humana num processo histórico que, ao longo do desenvolvimento do indivíduo, vem moldar o funcionamento psicológico do homem.
Tipos de Percepção
A percepção é a habilidade para captar, processar e entender a informação que nossos sentidos recebem. É o processo cognitivo que permite interpretar o ambiente com os estímulos que recebemos através dos órgãos sensoriais.
Fatores internos, como memória, experiência, humor e estresse, e fatores externos, como o ambiente de trabalho, a exposição e a performance, por exemplo, se combinam para influenciar a nossa percepção e as decisões que tomamos.
III- Na percepção sensitiva, a percepção do indivíduo ajusta-se a variações no comportamento dos estímulos. Com o passar do tempo, estas variações deixam de ser percebidas, ou seja, quando uma pessoa é exposta a um estímulo de muita frequência, aos poucos, passa a adaptar-se ao estímulo, deixando de percebê-lo.
Percepção significa atribuir interpretações a partir da captação e organização das informações, sejam elas relacionadas a pessoas, fatos ou situações. Quando aplicada no âmbito organizacional, percepção se refere a um senso de observação e análise do ambiente da empresa.
O processo perceptivo é uma ferramenta fundamental nos relacionamentos, pois aguça a interpretação de sinais interiores e exteriores. Provoca reflexões críticas gerando nas pessoas a necessidade de reavaliarem suas próprias crenças como mecanismo de preservação da qualidade de vida e da sua identidade humana.
A percepção está muito mais ligada aos estímulos sensoriais que temos. ... Já o pensamento ele está mais ligado ao processamento de uma determinada percepção por exemplo, se nós virmos algo na rua, percebemos então que há algo estranho justamente em decorrência do estímulo nervoso que tivemos.
É por meio da ação que o sujeito interage com os objetos e constrói seu conhecimento sobre o mundo. Assim, defendemos que o conhecimento não está na sensação, nem na percepção, mas no encontro que se estabelece entre esses dois elementos.
O estudo das sensações para um psicólogo é importante pois a partir dele podemos ver o homem como um ser que tem, recebe e processa informações do meio externo, para mais para frente estudar como ele percebe esse meio, é importante saber que às vezes a detecção de um estímulo pode variar muito de acordo com a pessoa e ...
As sensações são processos do organismo vivo para obtenção de informações sobre o ambiente. Elas se iniciam nos órgãos sensoriais e chegam ao cérebro, onde são interpretadas por um processo chamado percepção. ... Além disso, a percepção é um dos elementos mais importantes no processo de ensino e aprendizagem.