Quais são os principais direitos e deveres do técnico em enfermagem?
O COFEN é responsável por normatizar e fiscalizar o exercício da profissão de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. Dessa forma zelando pela qualidade dos serviços prestados e pelo cumprimento da Lei do Exercício Profissional da Enfermagem.
O Conselho Regional de Enfermagem é uma entidade autônoma de interesse público, na esfera da fiscalização do exercício profissional. O objetivo primordial do Conselho é zelar pela qualidade dos serviços da Enfermagem, pelo respeito ao Código de Ética e cumprimento da Lei do Exercício Profissional.
Em resumo, os Corens, ou Conselhos Regionais de Enfermagem, têm praticamente os mesmos objetivos do Cofen, que é o Conselho Federal de Enfermagem – porém, com um alcance regional. Eles são entidades autônomas de interesse público com a função de fiscalizar o exercício profissional da enfermagem.
Sindicatos de enfermagem Tem como objetivo a defesa dos interesses econômicos, profissionais, sociais e políticos dos seus associados e são também dedicados aos estudos da área onde atuam e realizam atividades (palestras, reuniões, cursos) voltadas para o aperfeiçoamento profissional de seu pessoal.
Aula 2: As entidades de classes: ABEN, COFEN e Sindicato de Enfermagem Em Enfermagem são quatro as principais entidades de classes: 1- Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN); 2- Conselho Federal de Enfermagem (COFEN); 3- Conselhos Regionais de Enfermagem (COREN); 4- Sindicato dos Enfermeiros/Sindicato de Enfermagem ...