Os Princípios Contábeis simbolizam a essência das doutrinas da Ciência Contábil, e são aplicados diretamente no objeto da ciência contábil: o Patrimônio. ... São Princípios de Contabilidade: o da ENTIDADE; o da CONTINUIDADE; o da OPORTUNIDADE; o do REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL; o da COMPETÊNCIA; e o da PRUDÊNCIA.
As Normas Brasileiras de Contabilidade classificam-se em Profissionais e Técnicas. As Normas Profissionais estabelecem regras de exercício profissional e classificam-se em: NBC PG – Geral. ... NBC PP - do Perito Contábil.
O Princípio da Oportunidade refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas. ... Por isso é necessário ponderar a relação entre a oportunidade e a confiabilidade da informação.
O princípio da oportunidade pode ser subdividido em princípio da integridade e da tempestividade. Ele determina que a contabilidade de uma empresa deve produzir informações íntegras, sem omissões nem excessos, em tempo hábil para a tomada de decisões.
A doutrina é teoria voltada ao ensinamento e à cultura de determinada ciência, é, portanto, um conjunto de conhecimentos com focos específicos em uma determinada disciplina. Na contabilidade tivemos inúmeras doutrinas, cada qual voltada para tal ciência da empresa.