Cubo
Assim, temos a seguinte fórmula: V = a³, em que V é a medida do volume e a é a medida da aresta. Lembrando que, por ser uma figura tridimensional, a unidade de medida do cubo é o metro cúbico (m³).
Em uma observação rápida é possível notar que o cubo possui seis faces: um quadrado na parte de cima, um quadrado na parte de baixo e quatro quadrados nas laterais. As divisões entre esses quadrados formam as 12 arestas: quatro na face de cima, quatro na de baixo e quatro localizadas nas faces verticais.
O prisma triangular é assim chamado pois possui suas bases triangulares. Ele possui: 6 vértices, 9 arestas e 5 faces. O prisma retangular (cubo) possui todas as faces em formato de quadrados de mesmo tamanho. Ele possui: 8 vértices, 12 arestas e 6 faces.
Um quadrado possui 4 vértices e 4 lados. Já um triângulo possui 3 vértices e 3 lados. O retângulo possui 4 vértices e 4 lados. Um polígono é formado por arestas (que chamamos de lado) e por vértices (que são os encontros de duas arestas).
Com essas informações, a definição de vértice é o ponto de encontro de duas ou mais retas ou segmentos de reta, portanto, os quatro lados do retângulo se encontram entre si quatro vezes. Sendo assim o número de vértices do retângulo e qualquer quadrilátero é quatro.
Os vértices do triângulo são A, B e C. O lado que tem como extremidades os vértices A e B é chamado lado .
Para encontrar a área de um triângulo retângulo, basta dividir por 2 o resultado da multiplicação da base (b) pela altura (h). A área é sempre calculada em centímetro quadrado (cm²), metro quadrado (m²) ou quilômetro quadrado (Km²).