Os principais fatores abióticos que formam os ambientes naturais são a água, a luz e radiação, temperatura, humidade, atmosfera e o solo.
Os fatores bióticos e abióticos representam as relações existentes que permitem o equilíbrio do ecossistema. Os fatores bióticos correspondem às comunidades vivas de um ecossistema, que pode ser tanto uma floresta quanto um pequeno aquário. São exemplos: plantas, animais, fungos e bactérias.
COMPONENTES BIÓTICOS são os seres vivos: animais (inclusive o homem), vegetais, fungos, protozoários e bactérias. COMPONENTES ABIÓTICOS são aqueles que não têm vida: água, gases atmosféricos, sais minerais, temperatura, umidade, solo e todos os tipos de radiação.
Um ecossistema é um sistema dinâmico, onde comunidades de plantas, animais, fungos e micro-organismos interagem constantemente umas com as outras por meio de relações tróficas e reprodutivas, além de interagir também com os fatores físicos do meio - água, luz, ar, minerais e nutrientes.
No ecossistema natural, a natureza é a responsável pela criação do ambiente e pela evolução da comunidade — que depende de fatores bióticos e abióticos, bem como das interações entre os organismos e fluxos de energia pelo ecossistema.
Portanto, o equilíbrio ambiental é fundamental para o controle do regime de chuvas, da diminuição do aquecimento do clima e outras questões climáticas tão fundamentais para produção de alimentos e derivados da agricultura e pecuária.
Veja a seguir 10 dicas importantes para preservar o meio ambiente: