Dentre as variáveis que influenciam de forma significativa na taxa de filtração glomerular, podem ser destacadas: a pressão coloidosmótica dos capilares glomerulares, pressão hidrostática glomerular, resposta miogênica e feedback túbulo glomerular.
Excreção é o processo pelo qual os produtos residuais do metabolismo e outros materiais sem utilidade são eliminados do organismo. Este processo é realizado pelos pulmões, rins e pele. Não confundir com secreção, quando a substância eliminada pela célula pode ter um fim específico.
A excreção do gás carbônico é realizada através dos órgãos do sistema respiratório. A eliminação deste elemento é o produto final do metabolismo dos glicídios (carboidratos ou açúcares) e lipídios (gorduras) no processo de respiração celular.
Resposta. Resposta: Cerca de 45 minutos a 2 horas.
Resposta: A urina é formada no interior dos rins, em uma região conhecida como néfrons. Filtração: A primeira etapa da formação da urina é o processo de filtração, que ocorre no interior do corpúsculo renal. Reabsorção: Nessa etapa, algumas substâncias do filtrado são reabsorvidas para o sangue.
A formação da urina acontece nos néfrons e envolve três etapas básicas (filtração, reabsorção e secreção) que garantem a eliminação de produtos indesejáveis.
Resposta. A) A filtração ocorre nas primeiras partes do néfron, no Glomérulo. Já a reabsorção ocorre no resto,isto é, nas alças néfricas, nos túbulos contorcidos etc..
Resposta. A urina se forma nos néfrons basicamente em duas etapas: a filtração glomerular e a reabsorção renal. É na cápsula glomerular que ocorre a filtração glomerular, que consiste no extravasamento de parte do plasma sanguíneo do glomérulo renal para a cápsula glomerular.
Seria bastante densa, com muitos carboidratos, proteína, minerais e vitaminas, causando desequilíbrio sistêmico.
A urina deixa os néfrons através dos dutos coletores e chega ao ureter. O ureter leva a urina até a bexiga urinária. A bexiga é um órgão elástico que armazena a urina até ela ser eliminada. Da bexiga parte um canal, chamado uretra, que transporta a urina da bexiga para o meio externo.
Ureteres. São dois tubos de aproximadamente 20 cm de comprimento cada, que conduz a urina dos rins para a bexiga.
A) A urina B pode ter essa composição devido a diabetes, se fosse alguma insuficiência renal teriam mais micronutrientes. B) No caso apresentado, é a falta de insulina produzida pelo pâncreas, mas, os hormônios renais que agem nessa conformação são a ECA e a aldosterona.
0 0 – Como a filtração glomerular é um processo de alta seletividade, as vitaminas e os aminoácidos não sofrem filtração. 1 1 – Algumas substâncias presentes no sangue, para serem reabsorvidas, dependem de transporte ativo; células dos túbulos renais são ricas em mitocôndrias.
Quando o volume de água está elevado, os rins irão produzir a urina com baixa osmolaridade, que, estando com baixo volume de água, terá alta osmolaridade. Essa secreção e absorção depende de um hormônio específico, o hormônio antidiurético (ADH), também conhecido como vasopressina.