A pele consiste em três camadas: epiderme, derme e hipoderme (subcutânea). A epiderme é a camada externa da pele que podemos ver e tocar, ela nos protege das toxinas, bactérias e da perda de líquidos. Ela é formada por cinco sub-camadas de células chamadas queratinócitos.
Derme. É a camada intermediária da pele, formada por fibras de colágeno, elastina e gel coloidal, que (conferem) dão tonicidade, elasticidade e equilíbrio à pele, e por grande quantidade de vasos sanguíneos e terminações nervosas.
Mecanismos da hidratação cutânea Os produtos cosméticos que visam reverter o processo de desidratação cutânea podem agir sobre os mecanismos de oclusão, umectação, hidratação ativa (ou umectação ativa), recomposição de lamelas da camada córnea e indução da formação de aquaporinas 3.
A hidratação é a reposição ou a retenção de moléculas de água na derme e epiderme - camadas mais superficiais da pele.
1) Hidratação De acordo com os resultados, a elasticidade da pele é 60% influenciada por fatores comportamentais e ambientais e 40% por fatores genéticos. No caso da hidratação, a genética é preponderante (60%), mas os hábitos e o ambiente também influenciam significativamente (40%).
A cor real da pele de diferentes seres humanos é afetada por muitas substâncias, embora a substância mais importante seja o pigmento melanina. A melanina é produzida dentro da pele em células chamadas melanócitos e é o principal determinante da cor da pele de humanos de pele escura.
“Exposição solar inadequada, dieta inflamatória, ingestão de água insuficiente, sedentarismo ou excessos físicos são exemplos de hábitos que fazem mal para a pele, ajudando a torná-la menos elástica e firme. sendo assim, a melhor forma de manter a pele sem rugas é ter uma vida saudável e equilibrada”, explica a médica.
Os fatores internos que influem na pele são genéticos, hormonais, e processos específicos tais como o diabete. A herança genética pessoal determina seu tipo de pele (normal, seca, oleosa ou mista) e afeta a condição total da pele.
A dermatologista explica que a pele começa o processo de envelhecimento a partir dos 25 anos. "Ainda que esses primeiros sinais sejam quase imperceptíveis", pondera. Devido a agentes externos, como poluição e fumo, a pele perde a luminosidade e podem surgir manchas suaves.
Aos 40 anos, é importante se preocupar com área dos olhos e da boca. Aos 40 anos, a flacidez aumenta, fazendo com que a pele crie linhas de expressão que podem se tornar rugas aos poucos.