Quais são os principais hormônios e o que fazem?
Os principais hormônios femininos são o estrogênio e a progesterona, que são fabricados nos ovários, entram em atividade na adolescência e sofrem variações constantes durante o dia a dia da mulher.
Os hormônios são substâncias extremamente importantes para o controle e bom funcionamento do organismo. Cada um possui um efeito específico que regula as várias funções do corpo humano, entre elas, crescimento, desenvolvimento, vida sexual e equilíbrio interno do corpo.
Os hormônios vegetais, ou fitormônios, atuam diretamente no desenvolvimento das plantas e envolvem processos como crescimento, floração, frutificação, entre outros. O desenvolvimento das plantas envolve processos como crescimento, floração, frutificação, entre outros.
Os fitormônios, como também são chamados os hormônios vegetais, são substâncias orgânicas atuantes nos diferentes órgãos das plantas: raiz, caule, folhas, flores e frutos, responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento do vegetal.
Os hormônios vegetais ou fitormônios são substâncias produzidas pelas plantas e que atuam na regulação do seu desenvolvimento e crescimento. ... Os principais hormônios vegetais são: auxinas, giberelinas, citocininas, etileno e ácido abscísico.
Giberelinas são hormônios produzidos nas raízes e folhas jovens de uma planta, com diversos efeitos sobre o funcionamento de um organismo vegetal, tais como: o alongamento celular, quebra da dormência das gemas presentes no caule, promoção da germinação e desenvolvimento dos primórdios foliares e frutos, contudo pouca ...
Os agricultores cortam a extremidade apical pois é nela que se produz um hormônio chamado auxina. Este hormônio é responsável pelo crescimento e escorre pelo ramo formando outros galhos, e as vezes até mais folhas, flores e até frutos.
(FUVEST) Quando se poda uma roseira observa-se um rápido crescimento das gemas laterais para a formação de ramos vegetativos. Isto ocorre porque as gemas laterais: a) passam a produzir menos auxinas; ... e) recebem menos auxinas.
O ABA atua reduzindo a pressão de turgor e, consequentemente, fechando o estômato. O fechamento dos estômatos está diretamente relacionado ao papel do ABA de responder a estresses. Ao fechar o estômato, a planta diminui a perda de água e, consequentemente, protege-a em casos de estresse hídrico.
O ácido abscísico também desempenha importante função fisiológica, durante o processo de formação de sementes, sendo necessário para desencadear a síntese de lipídeos e proteínas de reserva, na ocorrência de dormência e na aquisição de tolerância à desidratação e ao frio.