Nomenclatura das pirâmides
Faces laterais: faces da pirâmide que não são a sua base; Altura da pirâmide: distância entre o vértice da pirâmide e o plano que contém sua base; Secção transversal: intersecção da pirâmide com um plano paralelo à base; Apótema: altura de uma face lateral com relação à base de uma pirâmide regular.
Usando o Teorema de Pitágoras podemos estabelecer algumas relações:
A área lateral é calculada pelo número de lados da base multiplicado pela área da face lateral, que é um trapézio.
Determine a medida do apótema da pirâmide a seguir, sabendo que sua altura mede 4,8 cm e o apótema da base mede 3,6 cm. Resolução: O apótema de uma pirâmide é o segmento que parte do vértice até a base da lateral, formando um ângulo reto, isto é, a medida da altura da face lateral.
Base da pirâmide: polígono ABCDEF. Vértice da pirâmide: ponto H. Faces laterais: AHB, BHC, CHD, DHE, EHF e FHA, que são os triângulos formados pela união do vértice da pirâmide com os vértices do polígono. Arestas da base: AB, BC, CD, DE, EF e FA, que são os lados da base.
Uma pirâmide é regular quando sua base é um polígono regular e a projeção ortogonal do vértice sobre o plano da base é o centro da base. Nela, as arestas laterais são congruentes e as faces laterais são triângulos isósceles congruentes.
Observe que as faces laterais de um prisma reto são retângulos. Já as faces laterais de um prisma oblíquo são paralelogramos. Um prisma reto cujas bases são polígonos regulares é chamado de prisma regular.
Bases do Prisma De acordo com o formato das bases, os primas são classificados em: Prisma Triangular: base formada por triângulo. Prisma Quadrangular: base formada por quadrado. Prisma Pentagonal: base formada por pentágono.
É um prisma reto cujas bases são regiões poligonais regulares. Exemplos: Um prisma triangular regular é um prisma reto cuja base é um triângulo equilátero.
Uma diferença entre prismas e pirâmides é a estrutura. O prisma possui duas bases congruentes e paralelas em ambos os distintos e a pirâmide possui somente uma base poligonal.
Enquanto em uma pirâmide as arestas se encontram em um único vértice (que é denominado vértice da pirâmide), em um prisma existem duas bases, de modo tal que as arestas ligam as duas bases (inferior e superior) do sólido geométrico.