metro cúbico
Multiplique o comprimento pela largura e pela altura para obter o volume do objeto em centímetros cúbicos. Continuando o exemplo, tem-se 20 x 15 x 10, dando um volume de 3.
litro (l)
Entenda que o volume de um retângulo é igual a comprimento × largura × altura. Se a caixa for retangular ou quadrada, essas três serão as únicas informações necessárias. A seguir, você precisa apenas multiplicá-las para obter o resultado final. Frequentemente, tal equação é abreviada como V = l × w × h.
basta multiplicar altura x largura x comprimento. Assim: 0,5 x 1,5 x 2 = 1,5 m³. Tem que informar a unidade das medidas, se é m ou cm.
A área da base (Ab) = (pi)*(diâmetro)²/4. A altura (H) é fácil, é só medir do fundo da cisterna até o maior nível que a água pode atingir. Se você usar as medidas em metros terá sua resposta em m³ e cada m³ equivale a 1000 litros.
Cada residência possui uma necessidade hídrica única, e cabe a um especialista determinar se sua residência necessita de uma cisterna de 10 mil litros ou se uma cisterna de 5 mil basta para atender à demanda de sua família. Em casos especiais, como pequenas casas, uma cisterna de 3 mil litros é o ideal.
20 metros
Cada cisterna pode acumular 16 mil litros de água, quantidade suficiente para suprir as necessidades básicas de uma família de cinco pessoas por períodos de estiagem de até seis meses.
Normalmente a cisterna é localizada no interior do solo, e funciona da seguinte maneira: a água da chuva passa pelas calhas e é levada a um filtro, que elimina os galhos, folhas e demais resíduos seguindo para dentro do reservatório. Nele, há um freio d'água que impede que a entrada de água agite o seu conteúdo.