Exemplos práticos da análise da 5 forças de Porter
Como vimos, a ameaça de entrada depende do custo de entrada, e este, por sua vez, depende da existência e da altura de barreiras de entrada. Barreiras à entrada são características da estrutura de um setor que aumentam os custos de entrada. Quanto maior são os custos, maiores as barreiras.
Os custos relacionados às dificuldades inerentes à troca de um fornecedor para outro, também chamados de Custos de Mudança, estão presentes em todas as relações entre empresas.
5 # Rivalidade entre os concorrentes Essa é uma das forças finais, já que aparece quando o número de estratégias entre nossos concorrentes é alto. A rivalidade está aumentando, à medida que mais concorrentes aparecem, com maior tamanho e capacidade.
Ao contrário de um monopólio, no mercado competitivo, as empresas detêm pequenas parcelas de mercado, o que dificulta o ganho de vantagem competitiva. Para o consumidor, a vantagem é que, devido à concorrência, os preços são mais baixos, e há pouca diferenciação entre os produtos e serviços.
Identificar os pontos principais para diferenciação da concorrência tornando-se cada vez mais competitivo, localização, preço, comunicação, especialização, produtos ou serviços com qualidade superior, atendimento personalizado. Avaliar se com uma estrutura mais enxuta é possível ser mais eficaz que os concorrentes.