De fato, o mancal de deslizamento é um item fundamental para a segurança da fabricação de produtos de diversos segmentos. Pois suporta cargas aplicadas em equipamentos com eixos giratórios. Assim, apoia os eixos e ajuda a manter o componente na posição adequada para o bom funcionamento da máquina.
Mancais de Escorregamento, Deslizamento ou Bucha São constituídos de uma bucha fixada em um suporte e são utilizados em máquinas pesadas. Também em equipamentos de baixa rotação, pois este tipo mancal possui atrito elevado. Principalmente quando comparado com os outros mancais e em altas rotações superaqueceria.
Devido a variedade de graxas existentes, é possível uma solução apropriada para o problema de lubrificação. Podem ser escolhidas graxas para altas e baixas temperaturas, óleos minerais e graxas sintéticas, com ou sem lubrificantes sólidos, para as condições de funcionamento especiais.
Existem dois tipos de mancais, são eles:
Para saber se o virabrequim está com problemas, preste atenção a alguns sinais que indicam possíveis danos, como: presença de metais ou água no óleo lubrificante; excesso de barulhos de metal com metal; alto consumo do óleo lubrificante; aumento no consumo de combustível; superaquecimento do motor etc.
No caso do virabrequim, este sofre esforços de torção e flexão, devido às explosões na câmara de compressão, conforme podemos ver abaixo, onde se mostra a torção desta peça. A flexão ocorre no mesmo lugar, porém tem pouca influência na quebra deste. A principal causa da ruptura do virabrequim se deve a torção deste.
O virabrequim traciona a polia que, através da correia de acessórios, repassa esse movimento para os demais componentes auxiliares. ... a polia damper se desmontará, evitando danos maiores ao veículo.
A função do virabrequim é converter o movimento linear do pistão em movimento rotativo no volante. Como isso acontece e o que quer dizer exatamente? ... Essa força fica comprimida entre a parte superior do bloco e a parte inferior do cabeçote, o que acaba por empurrar os pistões para baixo.
Sinais que apontam a necessidade de retífica de motor
O ideal é sempre virar no sentido de giro do motor, que é o horário, pois nesse sentido o lado da correia sem tensionador fica esticado.
Dependendo do modelo do carro, o comando de válvulas pode estar localizado em pontos diferentes. Em alguns motores, há a possibilidade de existirem duas árvores de comando, localizadas no cabeçote do motor. Nesses modelos, uma das árvores de comando fica nas válvulas de admissão e a outra, nas válvulas de escape.
Enquadrar significa colocar o eixo comando de válvulas numa certa posição em relação ao virabrequim, medindo esta posição com auxílio de disco de grau e de relógio comparador.
O virabrequim aciona a árvore de comando de válvulas por intermédio de uma corrente, ou por um conjunto de engrenagens ou ainda por correia dentada, numa relação 2:1, ou seja, enquanto o virabrequim dá duas voltas, a árvore de comando das válvulas completa uma.
O eixo de comando de válvulas é chamado também de veio de ressaltos ou árvore de cames. É realmente como um tronco com seus ramos ou raízes (os cilindros). Esse eixo é o que regula a abertura das válvulas num motor de combustão interna. É ele que permite a abertura e fechamento das válvulas.
Isto se consegue da seguinte forma: girando o comando em seu sentido normal de rotação a válvula de escapamento vai abrir, continuando a girar ela vai começar a fechar e quando estiver quase fechando, a de admissão vai começar a abrir: é aí o ponto do comando, também chamado de cruzamento de válvulas.
Qual a função do comando de válvulas? ... Peça que também é conhecida como árvore de comando de válvulas, eixo de comando de válvulas ou veio de ressaltos. É por meio deste componente mecânico que as válvulas de admissão e escape abrem e fecham, permitindo a entrada e saída dos gases no cilindro.
A árvore de cames, também chamada árvore de comando de válvulas, veio de ressaltos ou eixo de comando de válvulas, é um mecanismo destinado a regular a abertura das válvulas num motor de combustão interna.
A válvula industrial é uma peça fundamental e que apresenta várias aplicações. A começar pela sua principal função, que é controlar de forma contínua e automática, a válvula atua também na prevenção da vazão reversa, no controle da pressão e no serviço de liga-desliga.
Se ficar alguma distância entre a peça e a parede do motor, significa que você ainda tem corrente em condições de uso. Quanto menor essa distância entre a peça e a sede, implica em desgaste mais acentuado da corrente.