Em seguida, a celebração da Eucaristia, ou Santa Ceia, que inclui a oração universal, Prefácio, Sanctus e Oração Eucarística, Agnus Dei e convite para a Eucaristia. Orações de Pós-Comunhão e Benção Final pelo pastor ou reverendo, terminam a Missa.
As partes da Missa São elas: os Ritos Iniciais, o Rito da Comunhão, o Rito da Paz e os Ritos Finais. Os Ritos Iniciais são compostos pela entrada do sacerdote, pelo sinal da Cruz e saudação aos fiéis, pelo Ato Penitencial, pelo Glória e pela Oração da Coleta.
"A parte principal da liturgia da palavra é constituída pelas leituras da Sagrada Escritura com os cânticos intercalares. São seu desenvolvimento e conclusão a homilia, a profissão de fé e a oração universal ou oração dos fiéis."
O Ofertório é a parte da Missa, logo a seguir à Oração dos Fiéis, em que o Pão e o Vinho, e outras oferendas, bem como a coleta da Comunidade, são apresentados sobre o altar pelo sacerdote celebrante e que hão-de ser transformados no Corpo e Sangue de Cristo.
Cada uma das aclamações diz-se normalmente duas vezes, o que não exclui, porém, um maior número, de acordo com a índole de cada língua, da arte musical ou das circunstâncias. Quando o Kýrie é cantado como parte do acto penitencial, cada aclamação é precedida de um «tropo».
É perdoado ordinariamente mediante os sacramentos do Baptismo e da Penitência ou Reconciliação.
A piedade popular refere-se às mais variadas práticas e expressões de devoção religiosa que são criadas espontaneamente pela população, sem a intervenção de instituições religiosas oficiais.
Arrepender-se; aceitar ou impor-se voluntariamente castigo por falta cometida.
salmos penitenciais Os salmos em que David confessa os seus pecados e pede perdão a Deus.