Sob a pele, há uma camada de tecido conjuntivo frouxo, o tecido subcutâneo, rico em fibras e em células que armazenam gordura (células adiposas ou adipócitos). A camada subcutânea, denominada hipoderme, atua como reserva energética, proteção contra choques mecânicos e isolante térmico.
A hipoderme não é mais considerada uma camada da pele, isso porque ela fica embaixo da pele, dando sustentação e suporte para toda a derme e a epiderme.
Os principais tecidos que formam a hipoderme são o adiposo e o conjuntivo frouxo vascularizado. As principais células da hipoderme são os adipócitos, responsáveis por produzir e acumular gordura.
Para equilibrar a pele e prepará-la para a hidratação é indicado o uso de um tônico que equilibra o pH. Esse produto remove as impurezas mais profundas que ainda não foram removidas com a limpeza. Os tônicos devem ser aplicados com o auxílio de um algodão.
A hipoderme é uma das camadas da pele, também conhecida como tecido subcutâneo. Trata-se da camada mais interna que não é considerada como pele. Essa camada é formada por vasos sanguíneos, fibras de colágeno e células adiposas - cujo a quantidade existente é variada entre as pessoas e as partes do corpo.
O sistema tegumentar é composto das seguintes partes:
adjetivo Da pele; próprio ou relacionado com o tecido que envolve o corpo do homem ou dos animais; que tem relação com a cútis, com a camada externa que envolve a pele: afecção cutânea; músculo cutâneo. Etimologia (origem da palavra cutâneo). De cútis cut + âneo.
O tecido subcutâneo, igualmente conhecido como os hypodermis ou a fáscia superficial, é a camada de tecido que é a base da pele. Os termos originam de subcutâneo no latim e hypoderm no grego, ambo significa “abaixo da pele,” porque é a camada a mais profunda essa descansa apenas acima da fáscia profunda.
Na pele, observam-se várias estruturas anexas, que são os pêlos, unhas, glândulas sudoríparas e sebáceas.
Os anexos cutâneos são estruturas originadas por invaginação da epiderme na derme. São eles: Pelos: estruturas queratinizadas que exercem papel protetor. Glândulas sebáceas: secretam o sebo, um hidratante natural da pele e que contribui para a manutenção da textura e flexibilidade do pelo.
A pele (cútis ou tez), em anatomia, é o órgão integrante do sistema tegumentar (junto ao cabelo e pelos, unhas, glândulas sudoríparas e sebáceas), que tem por principais funções a proteção dos tecidos subjacentes, regulação da temperatura somática e ainda conter terminações nervosas sensitivas.
A tatuagem é feita por meio da injeção de uma tinta específica na derme, região da pele que fica localizada abaixo da epiderme. A dermatologista Rachel Guerra explicou como: “trata-se de dispositivos que, com múltiplas agulhas, trabalham em movimento de vai e vem, perfurando a pele e inserindo a cor simultaneamente.