Usadas isoladamente e em combinação, as válvulas fazem do trompete um instrumento totalmente cromático, isto é, capaz de tocar as doze notas da escala cromática.
Apanhe o trompete. Depois de montá-lo, apanhe fôlego pela boca, assuma a embocadura, encoste o instrumento nos lábios e assopre. Não aperte nenhum pistão, por enquanto. Você vai perceber que a tensão da sua boca muda ao tocar diferentes notas. Não aperte os pistões ainda!
Vibração labial com bocal Segure seu bocal inserido no trompete, mas de modo que fique solto para que você possa afastar o instrumento enquanto toca. Você irá tocar uma nota confortável em seu instrumento e, após alguns segundos, irá afastá-lo. Faça isso muito levemente e com cuidado.
XIX, sobretudo por compositores alemães e italianos, o Trombone alto hoje em dia quase não é utilizado. É um trombone em Mi bemol (Eb), de tubo mais estreito que o trombone tenor simples . No registro agudo o som é puro e aveludado. Trombone contrabaixo: é em Si bemol (Bb), uma oitava do tenor.
Step 1. Segure o flugelhorn com as duas mãos, colocando os dedos nas válvulas, mas sem apertá-las. Segure o instrumento paralelamente ao chão com as costas retas e uma boa postura.
Segura-se o clarim com a mão direita como mostrado na figura. A bomba deve descansar na palma da mão para oferecer suporte ao instrumento. Quando se está tocando, deve-se manter o clarim paralelo ao chão ou inclinado ligeiramente para cima. Curvar ou apontar o clarim ao chão vai impedir a respiração adequada.
Músico ou soldado que toca esse instrumento.
aerofone
O Fagote é um instrumento musical bastante exótico e que também é considerado de sopro e, assim como o saxofone e as flautas, também pertence a família das madeiras. ... Apesar de ser um pouco desconhecido no Brasil, esse instrumento musical de sopro é bastante comum em orquestras.
escaleta
Os instrumentos mais difíceis de aprender a tocar
A palheta está para o saxofone assim como a corda está para os instrumentos de corda. Ela é a responsável pela emissão do som pelo instrumento. Ao soprarmos a boquilha, é gerada uma coluna de ar que faz vibrar a palheta, produzindo o som.
Toque com o que funciona melhor para você. É importante selar bem ao redor da boquilha, de modo que, quando você soprar, o ar passe pelo instrumento e não escape pelos cantos da boca. Mas não pressione demasiadamente os lábios. Sem pressionar nenhuma chave, sopre no instrumento.
O correto é manter a embocadura no lugar e, ao respirar, levantar somente o lábio superior. Com isso, você não desconfigura sua embocadura na hora da inspiração, e ao voltar a soprar estará com tudo no lugar, evitando assim, a falha no som.