Resumindo, dentre as principais desvantagens da energia hidrelétrica, temos:
Resposta. - O petróleo pode atingir diretamente as aves marinhas, levando-as à morte. ... Já quando ocorre o vazamento, o petróleo fica na superfície da água, formando uma densa camada, que impossibilita a penetração dos raios solares, dificultando a fotossíntese de várias espécies de algas.
O petróleo também é capaz de intoxicar os animais marinhos, causando danos, por exemplo, no sistema nervoso, além de causar asfixia e morte pelo aprisionamento no óleo. Animais como peixes e tartarugas marinhas são amplamente prejudicados.
O resultado poder ser destruição da fauna e da flora com extinção de certas espécies, contaminação do solo e mananciais de água por uso de adubos e outros meios de defesa manejados inadequadamente.
Como minimizar esses impactos? Há algumas tecnologias utilizadas para minimizar os estragos causados pelos acidentes, como o uso de dispersantes, absorventes sintéticos, absorventes naturais e absorventes para óleos viscosos. A prevenção é sempre a melhor forma de diminuir os impactos ambientais.
Os HPAs (Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos) representam uma classe de contaminantes de extrema importância para o ambiente, pois além de estarem presentes no ar, água, solo e alimentos, também são de difícil degradação e causam malefícios a saúde de seres humanos e outros organismos.
Os HPAs representam uma família de mais de 100 compostos orgânicos, formados por carbono e hidrogênio, contendo 2 ou mais anéis aromáticos condensados. São formados, principalmente, em processos de combustão incompleta de matéria orgânica e encontram-se na natureza como contaminantes de solos, ar, água e alimentos1.
Hidrocarbonetos aromáticos são compostos orgânicos formados exclusivamente por átomos de carbono e hidrogênio. Apresentam obrigatoriamente uma estrutura básica (anel ou núcleo aromático) composta por: Cadeia fechada. Seis átomos de carbono.