Podemos dizer que o aparelho fonador divide-se em três partes - articulatório, fonatório e respiratório que são fisiologicamente responsáveis pela produção dos sons da fala (Silva, 1999:25). ... Respiratório: constituído pela traqueia, pulmões, brônquios e diafragma.
Articulação temporomandibular – Wikipédia, a enciclopédia livre.
A Fonética é o estudo dos aspectos acústicos e fisiológicos dos sons efetivos (reais) dos atos de fala no que se refere à produção, articulação e variedades. Em outras palavras, a Fonética preocupa-se com os sons da fala em sua realização concreta.
De acordo com a fonética articulatória, os sons produzidos na linguagem humana são chamados fones ou segmentos. Esses sons podem ser divididos basicamente em três grupos: consoantes, vogais e semivogais (ou glides). que é menos conhecido.
Durante a fonação, o ar da respiração produz uma vibração das cordas vocais que estão fechadas; o que resulta num som complexo. Entre os sons vocalizados, são produzidos segmentos mudos da corrente respiratória,que são emitidos entre as cordas relaxadas.
A voz é produzida pelo trato vocal, a partir de um som básico gerado na laringe. A laringe localiza-se no pescoço e é um tubo alongado, no interior do qual ficam as pregas vocais. ... O ar é essencial para a produção da voz, sendo o combustível energético da fonação.
Classificações vocais masculinas: Tenor (voz mais aguda), Barítono (voz entre Tenor e Baixo) e Baixo (voz mais grave). Classificações vocais femininas: Soprano (voz mais aguda), Mezzo-soprano (mezzo significa meio então é a voz entre soprano e contralto) e Contralto (voz mais grave).
É uma função neurofisiológica existente desde o nascimento que se modifica de acordo com o desenvolvimento do indivíduo. Isso ocorre porque com o crescimento do corpo as estruturas localizadas na região do pescoço (laringe).
Ao respirar, nossas pregas vocais ficam abertas, afastadas umas das outras. ... Para a produção do som, ocorre o contrário, e as pregas vocais ficam mais próximas. O ar, ao chegar na laringe, está em alta velocidade e os músculos desse órgão podem, então, contrair-se, o que faz a abertura das pregas vocais modificar-se.
Além dessa função, a laringe também exerce função sonora, por isso pode ser denominada caixa de voz. Durante a respiração, a laringe recebe o ar e a epiglotese abre de modo que esse ar seja conduzido para as vias aéreas e não para o sistema digestivo. O processo inverso ocorre durante a deglutição.