Olá! A consequência direta do excesso de nutrientes ricos em nitrogênio, como os adubos químicos, é a eutrofização. Em outras palavras, estes nutrientes tornam o solo fértil, porém ao mesmo tempo, são levados pela água da chuva para a vegetação aquática, onde aumentam o crescimento de algas.
Um dos produtos mais usados é o herbicida a base de 2,4-D, que age somente nas plantas de folha larga.. Uma das plantas daninhas de mais difícil controle é a Tiririca (Cyperus rotondus).
Alguns fertilizantes, quando aplicados em grande quantidade ou muito concentrados na base da planta, aumentam a salinidade do ambiente radicular e levam a planta a condições de estresse.
O despejo em excesso destes adubos sintéticos na água (em especial, fósforo e nitrogênio) pode causar um aumento incomum de algas, que é a chamada eutrofização. O excesso destas plantas na água bloqueia a passagem da luz, o que impede a fotossíntese de organismos que vivem mais ao fundo.
A aplicação do gesso deve ser em área total, sempre antes do cultivo. A recomendação do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) indica as quantidades de gesso a serem aplicadas no solo de acordo com a análise do solo para os teores de Ca e Al.