Os ureteres são tubos musculares, com cerca de 40 cm (16 polegadas) de comprimento, cuja extremidade superior se une aos rins e a extremidade inferior à bexiga.
A parede do uréter é formada por musculatura lisa, disposta em duas camadas, uma mais interna longitudinal e uma externa circular, surgindo, na zona proximal à bexiga, ainda uma terceira camada, longitudinal externa. A envolver externamente o uréter encontra-se outra camada fibroelástica.
Os ureteres se originam nos rins. ... Os ureteres são dois tubos que atuam no transporte da urina entre o rim e a bexiga.
É um órgão par, retroperitoneal e descendente. Inicia na pelve renal, que representa sua extremidade superior dilatada e termina na bexiga, desembocando neste órgão pelo óstio ureteral. O ureter apresenta duas partes devido ao seu trajeto, à parte abdominal na região abdominal e pélvica na região pélvica.
u·ré·ter. [ Anatomia ] Cada um dos canais que conduzem a urina dos rins para a bexiga. Plural: ureteres |tér|.
Sim, ureter é uma palavra oxítona. Sua sílaba tônica se encontra na última sílaba da palavra. Não poderia ser paroxítona, pois as paroxítonas terminadas em "r" possuem acento e a palavra não é acentuada. Não poderia ser proparoxítona, pois todas as proparoxítonas são acentuadas.
Em alguns desafortunados, o processo todo chega a durar mais de 12 horas, caso o mesmo não procure atendimento médico. Se a pedra ficar impactada na metade inferior do ureter, a cólica renal pode irradiar para a perna, grandes lábios ou testículos.
O ureter ectópico é uma anormalidade congênita na qual um ou ambos os ureteres não desembocam no trígono vesical, e o local da inserção pode ser em qualquer local ao longo do trato reprodutivo ou urinário inferior. Sua ocorrência é mais comum em cães do que em gatos, e é mais freqüente nas fêmeas.
Na porção membranosa, a uretra é rodeada pelo diafragma urogenital, com uma densa camada de músculo esquelético (ativado conscientemente) que constitui o esfíncter externo (voluntário) uretral. Lateralmente a essa porção estão as glândulas bulbouretrais (de Cowper), uma de cada lado.
A uretra masculina é formada por três porções, que são:
Diferentemente do ultrassom simples, este exame requer jejum absoluto de pelo menos seis horas, inclusive de água, retendo a urina durante pelo menos duas antes da realização do exame. É indicado não fumar ou ingerir bebidas alcoólicas na véspera do procedimento.
A maneira mais eficaz para identificar precocemente as doenças renais é por meio de exames de sangue e urina. A dosagem da creatinina sanguínea permite calcular a taxa de filtração sanguínea dos rins.
Ureter são dois tubos responsáveis de conduzir a urina dos rins até a bexiga. Já a uretra, é o tubo fibro-muscular responsável por levar a urina da bexiga pra fora do corpo.
São dois tubos que transportam a urina dos rins para a bexiga. Os ureteres são capazes de realizar contrações rítmicas denominadas peristaltismo. A urina se move ao longo dos ureteres em resposta à gravidade e ao peristaltismo.
Os sinais e sintomas mais conhecidos são: hipertensão arterial, urina com sangue, urina com espuma (presença de proteínas na urina), edemas, eliminação de urina muito clara (como água), anemia (palidez, cansaço, dor no peito e sonolência).
Dosagem da creatinina: um exame essencial para avaliar a saúde dos rins.
Os principais sintomas da infecção renal são:
Sintomas característicos
Dois testes de sangue que medem as enzimas são usados para diagnosticar um ataque de pancreatite: Amilase sérica: Um aumento de amilase no sangue geralmente indica pancreatite. Lipase sérica: Pancreatite aguda geralmente aumenta o nível de lipase no sangue.
Sintomas de problemas no pâncreas
O que indica que meus pâncreas não está bem?
A dor no pâncreas é localizada na parte superior do abdômen e pode ser sentida como pontadas, além de poder irradiar para outras partes do corpo, principalmente para as costas.
A falha nesta produção acarreta má-digestão e, por consequência, má absorção de nutrientes. Algumas doenças fazem o pâncreas diminuir ou até perder sua capacidade de produzir as enzimas digestivas e hormônios. É o que os médicos chamam de Insuficiência do Pâncreas.
É responsável pela produção de enzimas, que atuam na digestão dos alimentos, e pela insulina - hormônio responsável pela diminuição do nível de glicose (açúcar) no sangue. É dividido em três partes: a cabeça (lado direito); o corpo (seção central) e a cauda (lado esquerdo).