15 termos técnicos de enfermagem que você precisa conhecer agora!
▶ Anorexia ou inapetência: falta de apetite. ▶ Polidipsia: aumento da necessidade de beber água. ▶ Língua hiperemiada: muito vermelha ▶ Sialorréia: aumento da secreção salivar. ▶ Halitose: mau hálito.
Os termos técnicos ou terminologias, muito utilizadas em setores hospitalares, fazem parte da nossa rotina de interpretar evoluções médicas, de enfermagem, e anotações de enfermagem.
A febre, denominada também de pirexia, é o aumento da temperatura corporal acima dos níveis normais para o indivíduo. Na espécie humana, temperaturas corporais acima de 37,9° é chamado de estado febril, acima desta temperatura, pode ser considerada febre.
O termo Dispneia é utilizado para descrever a experiência subjetiva de desconforto respiratório. Essa sensação pode se manifestar de diferentes formas, como “sufocamento”, “sensação de aperto torácico”, “falta de ar”, entre outras.
A hipertermia pode apresentar alguns sintomas, como dor de cabeça, náuseas e transpiração intensa. Em caso de agravamento do quadro, pode causar inclusive a morte do indivíduo....Sintomas da hipertermia
A hipertermia clássica é desencadeada pela exposição ao calor excessivo. A hipertermia clássica é desencadeada pela exposição prolongada ao calor excessivo e acomete, principalmente, crianças e pessoas idosas.
Hipertermia e hipotermia A hipotermia é justamente o estado oposto ao da hipertermia. Ou seja, enquanto a hipertermia consiste na elevação da temperatura prejudicial ao corpo, a hipotermia se refere ao decaimento indesejado, quando os valores atingem números abaixo de 35 graus.
Valores acima de 38ºC em pessoas saudáveis representam a hipertermia. Este aumento, considerado severo quando a temperatura do corpo ultrapassa 40ºC, desregula todo o organismo e afeta os sistemas corporais, podendo trazer consequências graves.
Geralmente quando ela surge, já é um sinal de alerta. Mas, quando a temperatura do corpo cai abaixo de 35 º C ocorre a hipotermia, condição que requer tanta atenção quanto a febre. Em condições normais, nosso organismo tem a temperatura estável na média de 37º C.
A hipotermia é caracterizada pela temperatura corporal inferior a 35ºC, que acontece quando o corpo perde mais calor do que pode gerar, sendo normalmente causada pela permanência prolongada em ambientes muito frios.
A temperatura corporal considerada normal para o ser humano varia entre 36,1ºC e 37,2ºC. Quando esse valor cai de forma repentina, atingindo um nível abaixo de 35ºC, é considerado que o corpo entrou em estado de hipotermia, perdendo o calor natural e exigindo cuidados.