EQST

Quais Os Principais Meios De Cultura?

Quais os principais meios de cultura?

Principais meios de cultura utilizados e suas aplicações

  • Agar Nutriente.
  • Agar CLED – Cystine Lactose Electrolyte Deficient.
  • Agar Mueller Hinton.

Quais são os meios de cultura?

Os meios de cultura são classificados de acordo com seu estado físico, podendo ser sólido, quando possui agentes solidificantes como o ágar; semissólido, quando a consistência de ágar e/ou gelatina é intermediária, ou líquido, quando não possui solidificantes, caracterizando-se como caldo.

Qual a diferença entre meio de cultura sólido e líquido?

Os meios líquidos (também conhecidos como caldos), assim como os semi-sólidos, são acondicionados em tubos de ensaio. Já os meios sólidos são preparados adicionando-se ágar ao meio líquido e posterior colocação em tubos de ensaio ou placas de Petri, onde o meio se solidifica.

Quais são os principais meios de cultura indicados para a realização da urocultura?

Há várias opções de meios para urocultura. Classicamente, os meios recomendados são o Ágar Sangue e um meio seletivo para bacilos Gram- negativos. Embora possa ser usado o Ágar Eosina Azul de Metileno ou mais comumente o Ágar MacConkey.

Como escolher o meio de cultura?

Para escolher o meio de cultura é preciso conhecer a origem das células e a sua forma de crescimento, já que há células que crescem em cultura líquida, semi-sólida ou sólida (quando é adicionado ágar ao meio líquido).

Qual a composição do meio de cultura?

Composição. Entre os principais componentes de um meio de cultura estão as fontes de carbono e energia (como os açúcares), as fontes de nitrogênio, fósforo e sais minerais.

Qual técnica de semeadura seria mais adequada para a obtenção de colônias isoladas?

A técnica de semeadura por esgotamento é utilizada para obtenção de colônias isoladas em meio sólido. O material a ser processado pode ser o micro-organismo em caldo ou em ágar ou amostras clínicas tais como secreções.

Quais métodos de semeadura no laboratório clínico?

Entre as técnicas de semeadura em microbiologia mais utilizadas, podemos citar a de esgotamento. Nela, a suspensão bacteriana (que é o líquido com o microrganismo) é espalhada de forma aleatória em toda a placa, até que todo o material seja utilizado.