No Dia Nacional do Mar, que foi ontem (16 de novembro), a Quercus destacou os 10 principais problemas a afetar os Oceanos:
O rio Citarum, na Indonésia, é considerado o mais poluído e tóxico do planeta.
Qual é o país mais limpo do mundo? Confira essa lista com 9 exemplos
A Índia
a China
Qual é o combustível que mais polui a atmosfera: O álcool, a gasolina ou o óleo diesel? A gasolina, além de ser derivada do petróleo, lança na atmosfera gases que prejudicam a saúde humana e o meio ambiente, pois não há um motor que faz a combustão de forma correta.
Indústria que mais polui o meio ambiente depois do setor do petróleo. É fácil citar a indústria do petróleo como principal vilã da poluição.
diesel
Também chamado de etanol ou álcool etílico, é produzido por fermentação a partir da cana de açúcar, ou seja, é um combustível não derivado do petróleo, só por isso já leva vantagem: sua queima emite menos gases poluentes na atmosfera. ...
gás natural
Os poluentes mais comuns gerados pelo escapamento de um carro incluem: óxidos de nitrogênio (NOx) - o nitrogênio e o oxigênio no ar se combinam de várias maneiras; monóxido de carbono (CO) - produto típico dos motores de combustão interna, é formado porque a combustão é incompleta.
Isso não significa, porém, que ele seja inofensivo – na verdade, todos os combustíveis lançam no ar os seguintes venenos: monóxido de carbono (CO), óxidos nitrosos (NO e NO2) e hidrocarbonetos (compostos de hidrogênio e carbono).
Gás natural polui menos O professor Francisco Nigro explica que o gás natural é um combustível fóssil, encontrado na maioria das vezes associado ao petróleo.
Óxidos de nitrogênio A emissão natural de óxido de nitrogênio é quase 15 vezes maior que a realizada pelo ser humano. O óxido nítrico é relativamente inofensivo, mas o dióxido de nitrogênio pode causar danos à saúde, prejudicar o sistema respiratório e, além disso, contribuir para a formação da chuva ácida.
No caso do diesel, os hidrocarbonetos que compõem a gasolina são mais leves do que aqueles que compõem o óleo diesel, pois são formados por moléculas de menor cadeia carbônica (normalmente cadeias de 4 a 12 átomos de carbono), por isso o diesel se torna o grande vilão no trânsito, e para agravar a situação, os veículos ...
Apesar de bastante eficiente, a intensa utilização do óleo diesel desencadeia vários problemas ambientais. A queima desse combustível libera gases poluentes na atmosfera, com destaque para o monóxido de carbono, óxido de nitrogênio, enxofre, entre outros; esse fato contribui para o processo de aquecimento global.
Os ônibus, municipais e rodoviários, são responsáveis por 24% e as motos correspondem aos 3% restantes (dados disponíveis no inventário de emissões de São Paulo).
Os veículos automotores representam a principal fonte de poluição do ar, respondendo por cerca de 90% da emissão de monóxido de carbono, hidrocarbonetos e óxidos de nitrogênio, e por cerca de 60% das emis- sões de óxidos de enxofre e 50% das emissões de partículas (exposição de moti- vos do Decreto Estadual nº 40.
Já a combustão incompleta, quando não há oxigênio suficiente para consumir todo o combustível, gera poluição dos carros. Ela pode ter como produto monóxido de carbono (CO), carbono elementar (C) - a fuligem (fumaça escura, formada de minúsculas partículas sólidas de carvão) - aldeídos e materiais particulados.
Dos fenômenos abaixo, o principal causador da corrosão em um veículo é A neve. A geada.
Segundo o documento, os carros são responsáveis por 72,6% da emissão de gases do efeito estufa. Por outro lado, eles realizam o transporte de apenas 30% da população.
Impacto. Em todo o mundo, o setor de transporte é responsável por quase um quarto das emissões globais de gases de efeito estufa relacionadas à energia. Especificamente, as emissões dos veículos são uma fonte significativa de partículas finas e óxidos de nitrogênio, as principais causas da poluição do ar urbano.