Os mais indicados são os tiazídicos, pois possuem maior efeito anti-hipertensivo. No entanto, eles não são livres de efeitos colaterais, podendo causar hipocalemia e hipomagnesemia.
O que fazer para controlar a pressão alta
8 alimentos que ajudam a baixar a pressão
Pressão alta: o que fazer Abandonar o hábito de fumar e ingerir bebidas alcoólicas, ter uma dieta equilibrada e com pouco sal, beber água regularmente, controlar a glicemia, cuidar da mente e adotar uma rotina que inclua a prática regular de exercícios físicos pode contribuir muito para abaixar a pressão que está alta.
Modo de preparo: Em um copo, coloque a água e acrescente o alho esmagado e as especiarias. Depois disso, é só deixar a bebida repousar por no mínimo 8 horas e ela estará pronta para ser servida.
São vários os benefícios de se tomar a água de alho em jejum:
“Nem sempre o alho maior tem mais alicina.” As especialistas alertam que consumir alho em excesso também não é bom. Isso porque ele pode causar lesões no trato gastrointestinal e também pode provocar reações alérgicas. Ou seja: tudo com moderação!
Há estudos que foram desenvolvidos tendo por base os efeitos do alho e do limão. Estes alimentos contêm propriedades saudáveis e podem mesmo favorecer as pessoas com diabetes.
O alho contém uma substância conhecida como alicina, que ajuda a reduzir os níveis de hipertensão. Para prevenir esse problema gravíssimo, a recomendação é que consuma quatro dentes de alho diariamente, mantendo a ingestão por vários meses.
O consumo diário de alho em jejum pode, a longo prazo, proteger o corpo mediante problemas de saúde, como certos tipos de câncer, diabetes e depressão. O alho é rico em antioxidantes e nutrientes que ajudam a fortalecer o sistema imunológico para prevenir infecções e doenças.
Estudos revelam que este superalimento é capaz de reduzir a pressão arterial e combater a hipertensão de forma natural. Além disso, contribui ainda para reduzir os níveis do colesterol ruim no organismo (LDL) e possui a habilidade de dissolver coágulos sanguíneos que podem obstruir as artérias.
"O alho é excelente para o coração e para controle da pressão, ajuda no aumento da imunidade - evitando e ajudando a tratar gripes e resfriados - e ajuda também no combate de bactérias e fungos", afirma.
Consumir alho, sobretudo cru, promove positivamente a saúde vascular cerebral, cardíaca e venosa, assim como mantêm as artérias desentupidas, ativando a circulação periférica e contribuindo para a melhoria da circulação linfática.
Benefícios do alho para a saúde
"Alho contém alicina, que aumenta o calor do corpo e é comprovada por aumentar a testosterona. É usado como energético sexual, e body builders usam o vegetal para aumentar os músculos", conta a sexóloga.