Na fibromialgia não existem anormalidades óbvias ao exame físico, assim como exames laboratoriais e radiológicos são normais. É frequente a associação com depressão, ansiedade, distúrbios do sono, cefaleias e outras síndromes funcionais.
18 principais pontos de dor da fibromialgia
O DIAGNÓSTICO DE FIBROMIALGIA É CLÍNICO, NÃO HAVENDO EXAMES QUE O COMPROVEM. O sintoma mais importante da fibromialgia é a dor difusa pelo corpo. Habitualmente, o paciente tem dificuldade de definir quando começou a dor, se ela começou de maneira localizada que depois se generalizou ou que já começou no corpo todo.
Além disso, a fibromialgia apresenta sintomas como:
Fibromialgia é doença, não frescura
7) é uma síndrome comum, na qual a pessoa tem como principal sintoma dores no corpo todo durante longos períodos, com sensibilidade nas articulações, nos músculos, tendões e em outros tecidos moles. Junto com a dor, a fibromialgia também causa fadiga, distúrbios do sono, dor de cabeça, depressão e ansiedade.
A fibromialgia não só causa dores generalizadas no corpo como também sensação de fadiga, dificuldade em dormir e problemas de memória. O paciente se habitua a conviver com a dor e, somada ao cansaço, pode originar uma depressão.
O Médico Reumatologista é o especialista responsável pelo diagnóstico e tratamento de pacientes com Fibromialgia.
Além das medicações, o tratamento fisioterápico é muito para a prevenção de deformidades. Nesse sentido, quem sofre a fibromialgia pode ter direito ao benefício por incapacidade temporário (auxílio-doença), quando estiver incapacitado temporariamente nos períodos em que a doença estiver ativa.
O Laboratório Teuto lançou neste mês uma apresentação genérica da pregabalina, medicamento que atua como ansiolítico, anticonvulsivante e no controle de fibromialgia. Segundo a empresa farmacêutica, esse é o mais novo produto do portfólio da companhia, entre os medicamentos controlados.
A amitriptilina é um antidepressivo, e antidepressivos são recomendados para o tratamento da fibromialgia.
Quais são os antidepressivos indicados na dor crônica?
Como é feito o tratamento
Em alguns casos, o médico pode recomendar uso de remédios para aliviar a dor e facilitar o sono. Além dos exercícios físicos comuns, existem algumas técnicas mais específicas para liberar a tensão muscular e relaxar. É o caso de fisioterapia, hidroterapia, massagem e acupuntura, por exemplo.
Remédios caseiros para Fibromialgia
O que evitar?
O tratamento da fibromialgia costuma ser feito com medicamentos e acompanhado por terapias complementares, como psicoterapia e fisioterapia. Massagens, meditação e acupuntura também são bem-vindas para elevar a qualidade de vida do paciente.
O tratamento para a fibromialgia vai além do farmacológico. Existe a psicoterapia e atividades físicas que ajudam no controle da dor. A medicina alternativa também é importante aliada. A acupuntura, prática chinesa que atua nos feixes de dor, oferece grande alívio para os pacientes”, explica a Dra.
Não. A fibromialgia não pode levar à morte, porém os seus danos ao organismo e psicológico da pessoa, seus impactos são vistos principalmente nos aspectos pessoais e profissionais.
As dores da fibromialgia duram pelo menos três meses e, em geral, não apresentam resposta satisfatória aos tratamentos clássicos com analgésicos, anti-inflamatórios e fisioterapia. Por isso, quando a dor for crônica, é importante procurar um especialista para diagnóstico preciso e indicação de tratamento adequado.
A maioria das pessoas que sofre de fibromialgia, portanto, tem um sono superficial e leve em que não descansam, e por consequência ficam fatigados e sem energia. Dor generalizada, dificuldades para dormir ou despertar com cansaço e sensação de cansaço ou fadiga durante todo o dia são os principais sintomas da doença.
A fibromialgia é caracterizada por dor muscular e esquelética crônica e difusa, fadiga e comprometimento do sono. No entanto, geralmente traz consigo uma série de transtornos, como rigidez nos músculos, enxaqueca, confusão mental, défice de memória, palpitação, tontura, depressão e muitos outros.
A fibromialgia por se tratar de um problema de saúde que causa dor crônica, em algumas situações pode ser acompanhada de alteração do hábito alimentar, perda ou ganho de peso.
Art. 4º A pessoa com fibromialgia é considerada pessoa com deficiência, para todos os efeitos legais.
A fibromialgia é caracterizada por dor e por ternura difundidas na palpação das áreas macias do ponto. Além, há uns sintomas generalizados tais como a fadiga, a falta do sono de refrescamento, prejuízos cognitivos, o incómodo abdominal, e a dor de cabeça.
Resumo dos principais sinais e sintomas da fibromialgia