O Romance Indianista marca a busca na literatura por um herói nacional. Dessa maneira, o romance brasileiro encontrou no índio a expressão da nacionalidade autêntica, de amor exacerbado à terra e defesa do território. ...
A união entre os dois representa a lenda da criação do Ceará, pois Iracema foi enterrada à sombra de um coqueiro em que a jandaia, sua ave de estimação, cantava em lamento à sua morte. Ceará significa “canto da jandaia”.
b) A estabilidade inicial é quebrada pela chegada do guerreiro branco, que representa o colonizador. Isso acontece nos parágrafos 8 e 9.
O relacionamento amoroso entre Iracema e Martim pode ser interpretado, simbolicamente, como metáfora, como alegoria representativa do cruzamento das raças indígena e branca, ou seja, o nativo e o europeu colonizador. ... Em Iracema, a relação amorosa entre a jovem índia e o fidalgo português Martim domina toda a obra.
Para valorizar as origens da nacionalidade escolheu-se o índio, visto como parte integrante e como fundador da nação brasileira. Em 1856, quando Gonçalves de Magalhães publicou o poema épico A Confederação dos Tamoios, obra financiada pelo Imperador, o índio passou a ser considerado o símbolo nacional.
A figura do índio mostra o nacionalismo ufanista que se viu no romantismo brasileiro: era preciso apagar a hereditariedade lusitana, por isso, criou-se um símbolo que se afastasse da lembrança aristocrática. Não só isso, a figura do índio reflete outra característica romântica: o apego ao passado e ao medievalismo.
O índio no romantismo era sempre descrito como um forte guerreiro. ... No romance “O Guarani”, de José de Alencar, o índio Peri é descrito como um bom selvagem, corajoso, um forte guerreiro e um líder.
Na literatura brasileira, indianismo é o termo que faz referência à idealização do indígena, por vezes retratado como um mítico herói nacional. Foi uma das peculiaridades do romantismo no Brasil e que também possui uma extensão, menor que seja, nas artes plásticas brasileiras durante o século XIX.
Na literatura brasileira, o Indianismo corresponde a uma das tendências literárias mais marcantes do período romântico. ... Entretanto, foi na primeira geração romântica (1836 a 1852), que o Indianismo trará a tona o tema do índio idealizado, baseada no binômio “nacionalismo-indianismo”.
°Indianismo, pois eles valorizavam a cultura do índio, construindo uma imagem de que ele deveria ser o Herói do país, que no caso é o brasil. ° Nacionalista, pois nessa Fase/Geração do Romantismo, existia um poeta chamado Gonçalves Dias, e ele estava fora do Brasil, em um pais da Europa.
Significado de Indianismo Simpatia pelos índios americanos. Feição própria do Romantismo brasileiro que valorizou e exaltou o índio, aproveitando na literatura tudo que lhe diz respeito: Gonçalves Dias e Alencar cultivaram o indianismo brasileiro.
Os escritores desse período buscaram, em suas obras (romances e poesias), valorizar a figura do índio brasileiro. Principais características do Indianismo: - O índio é apresentado como um herói, que guarda valores humanos especiais (coragem, honestidade, respeito, força, equilíbrio emocional, etc.).
São todas características da primeira geração do Romantismo brasileiro, exceto: a) ( ) valorização do elemento indígena, visto como herói nacional.
São características da prosa gótica brasileira, exceto: ... c) O vampirismo, o amor, a morte e o ambiente noturno são elementos da tradição gótica, introduzida na literatura brasileira pelo paulista Álvares de Azevedo e por outros poetas da segunda geração do Romantismo.
A primeira geração romântica no Brasil é o período que corresponde de 1836 a 1852, baseada no binômio “Nacionalismo-indianismo”. Seu marco inicial foi a publicação de “Suspiros Poéticos e Saudades” (1836) do escritor Gonçalves de Magalhães (1811-1882).
São apontadas três gerações de escritores românticos: - Primeira geração: nacionalista, indianista e religiosa. Os poetas que se destacam são: Gonçalves Dias e Gonçalves de Magalhães. - Segunda geração: é um período marcado pelo mal do século, apresenta egocentrismo irritado, pessimismo, satanismo e atração pela morte.
A produção literária dos autores brasileiros do Romantismo é subdividida em três gerações. São as chamadas gerações românticas no Brasil. A primeira geração é denominada nacionalista ou indianista. A segunda geração romântica foi batizada de "geração do mal-do-século" e a terceira de "geração condoreira".
O Romantismo possui três fases: indianismo, ultrarromantismo e geração social. Cada uma dessas fases tem suas características próprias e autores de destaque. O Romantismo é um movimento estético e cultural que predominou no Ocidente durante o final do século XVIII e início do século XIX.
Saiba mais sobre esta geração e como o assunto é cobrado no Enem. A terceira fase do romantismo corresponde ao período de 1870 a 1880 e é também chamada de Geração Condoreira . Esse nome provém de uma ave chamada condor, a qual reside na Cordilheira dos Andes e representa a liberdade.
A Terceira Geração do Romantismo no Brasil foi marcada por um forte sentimento de liberdade e igualdade. Não pare agora... ... É possível notar que, diferentemente das gerações anteriores, Castro Alves corporifica mais o amor, dando-lhe um toque de erotismo ao descrever seu desejo de estar junto com o ser amado.
A segunda geração romântica, também conhecida como ultrarromântica, é caracterizada pelo egocentrismo e um forte tom depressivo. A segunda geração do Romantismo brasileiro é denominada ultrarromântica ou byroniana.
A Terceira Geração Romântica tem como principais características:
Por isso, a terceira fase do Romantismo também é conhecida como geração condoreira, pois o condor é uma ave que, voando muito alto, representa o desejo de renovação da sociedade brasileira. Na verdade, a terceira geração romântica questiona a ideologia da primeira geração.
As principais características da terceira geração modernista são:
As principais características do Condoreirismo são: Liberdade poética. Busca da justiça e da identidade nacional. Temas abolicionistas e republicanos.