Abaulamento local; Sensação de deslocamento de líquido na região operada; O Seroma encapsulado geralmente não solta líquido; Seromas cronicamente instalados podem aparentar uma tonalidade achocolatada na pele.
Medir o conteúdo drenado três vezes ao dia, sempre lavando as mãos antes e após o procedimento; Anotar a hora, data e o volume drenado; Apertar o dreno (parte sanfonada), e fechar a tampa com o dreno apertado; ABRIR O CLAMP (trava);
Os drenos são tubos maleáveis de silicone que ligam o local da cirurgia a um reservatório que cria uma pressão negativa. Costuma-se tirar os drenos conforme a quantidade de líquido que sai em 24 horas, e isto depende de qual cirurgia você fez.
Quando se deve retirar o dreno? Normalmente o dreno é retirado quando parar de sair secreção e caso a cicatriz não apresente sinais de infecção como vermelhidão e inchaço.
Paciente com dreno de tórax: Coloque o frasco entre os pés em transporte de cadeira; e em caso de maca, colocar entre os membros inferiores; Retirar as pinças imediatamente após a chegada do paciente ao destino, observando que o frasco esteja em nível mais baixo que o tórax do paciente.
Considerando parecer COREN-SP 053/2013-CT, o Conselho Regional de São Paulo define que os cuidados com os drenos são da equipe de enfermagem e a retirada dos drenos sucção, tubular, laminar etc. competem exclusivamente ao enfermeiro desde que prescritos pelo médico.