O núcleo contém nucleoplasma, substância onde fica mergulhado o material genético e as estruturas que são importantes para que desempenhe suas funções, como os nucléolos. E também há a carioteca ou membrana celular, que delimita o núcleo e envolve o material genético.
O núcleo celular é composto por quatro componentes fundamentais: carioteca ou envoltório nuclear, nucleoplasma ou cariolinfa, cromatina e nucléolo.
O núcleo celular é uma estrutura que abriga o DNA presente nas células eucariontes. ... Uma dessas estruturas é o nucléolo, que é um corpo denso formado por proteínas, DNA e RNA, responsável pela produção de ribossomos. O material genético no núcleo fica na forma de cromatina, que é o DNA associado a proteínas.
O núcleo armazena o material genético dos organismos eucariontes. ... Dizemos especificamente que a maior parte do DNA está no núcleo, pois nas mitocôndrias e plastos observa-se também a sua presença. Duplicação do DNA. Síntese e processamento do RNA mensageiro, transportador e ribossomal.
núcleo celular
O DNA é conhecido como o material genético dos seres vivos, sendo a sigla utilizada para designar o ácido desoxirribonucleico. Já a gasolina é um combustível fóssil utilizado em motores de veículos como carros populares.
→ Estrutura do DNA O DNA é formado por duas cadeias de polinucleotídeos (fita), que são constituídas por vários nucleotídeos. Os nucleotídeos são unidos uns aos outros por ligações denominadas fosfodiéster (grupo fosfato ligando dois açúcares de dois nucleotídeos).
Pelo fato de que a divisão celular resulta na perda de cromossomos, principalmente na divisão mitocondrial, o que leva a necessidade da duplicação do DNA, uma vez que o DNA é semiconservativo.
Genes e divisão celular - A duplicação do DNA e a transmissão das informações genéticas. Para que ocorram os processos de divisão celular (mitose e meiose) é necessário que, logo na fase inicial desses processos, ocorra a duplicação dos cromossomos, para que cada nova célula formada receba cópias dessas estruturas.
O DNA se duplica para dar a cada nova célula gerada o mesmo material genético, se uma célula e duplica, mas o seu material genético não, a nova célula não tem DNA, logo, não terá informações suficientes para fazer a manutenção das suas atividades.
Quando os 23 cromossomos do gameta masculino, o espermatozoide, unem-se aos 23 cromossomos do gameta feminino, o óvulo, forma-se uma célula 2n de 43 cromossomos que contém informações genotípicas de ambos os pais, o que expressará nos filhos características fenotípicas da mãe e/ou do pai.
Na maioria das vezes, as crianças herdam a forma da ponta do nariz, a área ao redor dos lábios, o tamanho das maçãs do rosto, os cantos dos olhos e o formato do queixo de um dos pais.
as características hereditárias são transmitidas durante um processo de meiose, onde os cromossomos contém os genes, são gerados aleatoriamente para construir um óvulo e o espermatozóide.
Gametas são as células responsáveis pela reprodução sexuada. Elas também são chamadas de células sexuais e fundem-se no processo de fecundação para produzir o zigoto, que, por sua vez, origina o embrião, gerando um novo ser.
Resposta: O número que representa os elementos relacionados à transmissão de características dos pais para o filho, é o número 4, onde podemos observar a fecundação, ou seja, a união dos gametas masculinos e femininos, que possuem toda a informação genética.