Terapsídeos e arcossauros eram os principais vertebrados terrestres durante este tempo. Um subgrupo especializado de arcossauros, os dinossauros, apareceram pela primeira vez no Triássico, mas não se tornou dominante até o Jurássico.
Durante o Cretáceo, os dinossauros alcançam seu ápice na escala evolutiva (mais da metade das espécies conhecidas viveram neste período), mas ao fim do período ocorreu a extinção em massa desses grandes répteis e de diversas espécies de animais da Terra (cerca de 60% deles foram extintos).
O Período Jurássico corresponde ao segundo período da Era Mesozoica (entre 205 a 142 milhões de anos atrás) sendo suas principais características o início da fragmentação da Pangeia e o surgimento dos dinossauros. Ademais, foi nesse período que surgem as reservas de petróleo, decorrente do acúmulo de sedimentos.
Spinosaurus aegyptiacus
O maior e mais antigo Tiranossauro rex do mundo acaba de ser encontrado por paleontólogos da Universidade de Alberta, do Canadá. Com 13 metros de comprimento, o animal foi apelidado de "Scotty" e, segundo os especialistas, viveu há 66 milhões de anos na região pré-histórica de Saskatchewan.
titanossauros
Um dos dinossauros mais temidos de todos os tempos! O famoso T. Rex, como é muitas vezes chamado, viveu entre 67 e 65 milhões de anos atrás, no final do período cretáceo.
1 – Espinossauro Esse dinossauro gigantesco ficou conhecido em Jurassic Park 3, onde ele ganha o confronte com o temível T-Rex. O Espinossauro é considerado o maior dinossauro carnívoro já encontrado.