Elas correspondem a ligações químicas que têm a função de unir ou repelir as moléculas de um composto. ... Essa interação pode ser mais ou menos forte, conforme a polaridade das moléculas.
Forças dipolo-dipolo: são aquelas presentes em compostos polares. Repare que nas moléculas de ácido clorídrico (HCl) existem pólos δ + e δ-, são eles os responsáveis por essa molécula ser polar. Os compostos polares a seguir são exemplos onde ocorre interação dipolo-dipolo: HCCl3, HBr, H2S, CO, SO2.
A água é uma substância formada por dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio (H2O). Esses elementos unem-se graças às ligações chamadas de covalentes ou moleculares, que são caracterizadas pelo compartilhamento de elétrons presentes na última camada eletrônica para adquirir estabilidade.
A molécula de água tem um polo positivo e um negativo(bipolar). Quando tem várias dessas moléculas de H2O juntas, os polos negativos atraem os positivos e os polos positivos atraem os negativos; todos se entrelaçam, como uma "rede" de água (que, a propósito, se chama tensão superficial da água).
Ligações de hidrogênio nas moléculas de água Essas atrações são um exemplo de ligações de hidrogênio, interações fracas que se formam entre um hidrogênio com uma carga positiva parcial e um átomo mais eletronegativo, tal como oxigênio.