Utilidade. - Cloreto de sódio (NaCl) – é obtido da água do mar e utilizado na alimentação como sal de cozinha e na conservação de carnes. Na indústria, é usado para a produção de soda cáustica e gás cloro. ... - Hipoclorito de sódio (NaOCl) – usado como anti-séptico e alvejante (clareamento de roupas).
1g de sal (NaCl) tem 400 mg de sódio. No rótulo dos alimentos é descrito a quantidade de sódio e não de sal.
NaCl
Quanto ao sal (cloreto de sódio), ele pode ser derretido quando submetido a uma temperatura alta o suficiente sem problemas. Acontece que nossos eletrodomésticos normalmente não conseguem atingir os cerca de 600°C necessários para derreter o sal.
Veja abaixo alguns exemplos que vão te fazer enxergar o sal de uma forma completamente nova:
Qual é o melhor tipo de sal para uma alimentação equilibrada?
Light: Possui 50% menos sódio, indicado para pessoas com hipertensão arterial. Grosso: Mais saudável porque não é refinado. Marinho: Não é refinado e tem mais minerais que o sal comum. Flor de sal: Contém aproximadamente 10% a mais de sódio que o sal comum, por isso não é indicado aos hipertensos.
A Salsa, também conhecida como Salsinha, Salsa-comum, Salsa-de-comer ou Salsa-hortense, é uma planta medicinal muito utilizada no tratamento de doenças renais, como infecção urinária e pedras nos rins, e no tratamento de problemas como gases intestinais, prisão de ventre e retensão de líquidos.
A salicórnia ou espargo do mar é uma planta que integra a flora do nosso país e que pode ser encontrada em zonas costeiras, zonas de inundação e lagos salgados.
Agrega sabor e vai gerar uma qualidade alimentar melhor", diz a nutricionista. A mistura, segundo ela, também pode ser usada para temperar saladas e outras refeições, além de carne. A opção também serve para aumentar o número de nutrientes no cardápio.
Modo de fazer: Em seguida, Seque as folhas do Aguapé ao sol. Depois triturar em um liquidificador sem água. Vai se formar um pó. Esse pó substitui o sal.
Informação Adicional
Ingredientes:
Modo de preparo
Como usar o sal de ervas Use ao gosto, na mesma quantidade em que você usaria o sal comum. Vai uma colherada no feijão, outra no arroz. Para temperar peixes, misture uma colherada do sal de ervas com azeite e passe pela peça que irá ao forno.
Os sais mais comuns na natureza são o marinho e o de rocha, também conhecido como sal-gema. A diferença entre eles é que o sal marinho é extraído através de um processo de evaporação da água do mar, e o sal de rocha é retirado diretamente de minas subterrâneas formadas por lagos e mares que se extinguiram.
Ingredientes:
Para fazer o seu, combine partes iguais dos seguintes ingredientes secos: salsinha, orégano, tomilho, louro moído, cebolinha, alho e , cebola em flocos e pimenta calabresa. Não precisa adicionar sal. Misture tudo, coloque num pote de vidro bem fechado e use a gosto.