As três mais importantes são: o vírus vírus-da-mancha-anelar do- mamoeiro, no Brasil conhecido como o mosaico-do-mamoeiro; o vírus-da-meleira; e o vírus-do-amarelo mamoeiro; vírus amarelo-letal.
Inicialmente, aparecem lesões ou pintas escuras, que progridem para o apodrecimento dos frutos. O controle da enfermidade pode ser realizado com a aplicação de fungicidas quando forem detectados os primeiros sintomas nas folhas, os quais são mais comuns nas mais velhas e no período das chuvas.
CPT Agropédia e Receituário Pelo fato de destruir as folhas da parte apical em sucessivas brotações até a planta deixar de brotar, pode acarretar queda na produção. O ataque é maior no período chuvoso. Para o controle do ácaro-branco, recomenda-se a aplicação de produtos como o enxofre, na formulação pó molhável.
Sintomas de mancha de Corynespora em mamoeiro. Lesão coalescida no fruto (A); Lesão na parte inferior da folha (B). Para o manejo da doença, as medidas de controle recomendadas são: remoção das folhas velhas e altamente infectadas, queima de restos culturais e aplicação das mesmas caldas recomendadas para a varíola.
Os fungicidas registrados para a cultura do mamoeiro e com maior eficiência no controle da pinta preta são aqueles à base de difeconazole (triazol), pyraclostrobin (estrobirulina) e Thiophanate-metyl (benzimidazol).
Manchas e apodrecimentos na planta podem estar relacionados à presença da doença antracnose do mamoeiro. Causada por um fungo que ataca os frutos na fase final de maturação, a enfermidade provoca lesões grandes e apodrecimento da polpa.
Os solos mais adequados para o desenvolvimento do mamoeiro são os de textura areno-argilosa, com pH variando de 5,5 a 6,7.
Uma opção é podar a planta e reiniciar o ciclo de produção, com a vantagem de não precisar plantar novamente. ... Como o mamoeiro tem dominância apical, logo após a poda saem novas brotações, das quais devem ser selecionadas de 3 a 4, agora em posição mais baixa do que a planta podada, reiniciando o ciclo produtivo.
Para plantas que ficam em sítio, a recomendação é arrancar as folhas da parte mais baixa assim que aparecerem as pintas, a fim de evitar que a doença passe para os frutos. Com uso de produto químico, o controle pode ser feito com fungicidas à base de cobre, estrobilurinas e triazois, registrados para a cultura.
A cada três mudas deve haver um espaçamento entre 1,80 a 2,5 metros entre elas, enquanto o espaçamento entre as fileiras deve ter de 3 a 4 metros. Em média, entre 60 e 90 dias depois, a planta começa a florescer e então passa pelo processo de sexagem.
Quando maduro apresenta um sabor doce e suave. Existem diversas variedades de mamão. As mais conhecidas no Brasil são: mamão papaia, mamão formosa, mamão-da-baía, mamão-macho e mamão-da-índia. Cada 100 gramas de mamão apresenta, em média, 50 calorias.
Em primeiro lugar o mamão formosa é maior, o que significa que você não tem o hábito de comer tudo de uma vez ele pode acabar estragando. Já se você ama a fruta esse pode ser apenas mais um motivo de optar por ele em relação ao papaia.
O mamão possui um cheiro doce, suave. Mamões existem em uma grande variedade de tipos e tamanhos. Os menores possuem o sabor mais doce.
O mamão possui uma boa quantidade de nutrientes essenciais para a saúde. É rico em sais minerais, como Cálcio, Fósforo, Ferro, Sódio e Potássio, que participam na formação de ossos, dentes e sangue. O fruto também contém quantidades significativas de vitaminas A e C.
Apesar de ser tradicionalmente consumida pela manhã, a nutricionista Luciana Novaes adianta que o mamão pode fazer parte das nossas refeições a qualquer hora do dia. A dica da especialista é misturá-lo em saladas com outros ingredientes e assim, ter uma entrada saudável, leve e saborosa para o almoço ou jantar.
Muito apreciado no café da manhã, o mamão é muito mais que um alimento para saciar a fome matinal. Poderoso aliado na busca por um corpo mais saudável, essa fruta é rica fonte de fibras, potássio e vitaminas A e C, que auxiliam o organismo a prevenir inúmeras doenças.
As folhas do mamão são repletas de minerais importantes, como o cálcio, o magnésio, o ferro e outros. Além disso, é fonte de antioxidantes flavonoides, ótimos para a imunidade.
Flores do Mamoeiro Macho: As flores têm grande aplicação como remédio para combater a rouquidão, a tosse, a bronquite, a traqueíte, a laringite. Coloca-se um punhado de flores, com um pouco de mel, numa panela ou vasilha resistente à água fervente.
O mamão nutre a pele e não é comedogênico, sendo ótimo para hidratar a pele oleosa. A parte interna da casca do mamão também pode ser aproveitada e é ótima para tirar manchas da pele do rosto. Basta esfregá-la no rosto por alguns instantes insistindo nas regiões afetadas e lavar a seguir água fresca.
O chá de limão é cítrico e tem uma boa quantidade de óleos essenciais que são benéficos para o organismo. A folha de limão ajuda em problemas gástricos, como gases e aumenta a imunidade a doenças.
Além de ajudar no controle do colesterol e ser um anti-inflamatório natural, esse tempero é ótimo para a absorção de nutrientes. O princípio ativo, chamado de curcumina, é um grande aliado para a desintoxicação do corpo e digestão de alimentos.
É preciso saber como misturar na água o açafrão e o limão, pois as quantias erradas podem tornar o produto impróprio para consumo. Basta colocar em 2 litros de água uma colher de chá de açafrão e o sumo de metade de um limão. O resultado é fantástico, um líquido amarelo acastanhado.
Se você anda buscando receitas para reforçar o funcionamento do sistema imunológico, provavelmente já deve ter se deparado com o clássico shot de cúrcuma (ou açafrão-da-terra, como também é conhecida) com limão. A indicação é que você consuma a dose de uma vez só, pela manhã e em jejum.
Combate a artrite Esta bebida contém antioxidantes e anti-inflamatórios poderosos que ajudam a reduzir a dor e a rigidez nas articulações. Revela-se extremamente benéfico para pacientes com artrite. O que acontece se beber água de açafrão, mel e limão todos os dias?
Para que serve açafrão com mel e benefícios
O açafrão em pó pode ser usado para clarear o tom da pele, mas seu ingrediente principal, a curcumina, funciona para suprimir o excesso de produção de melanina causada pela luz solar. Esta é outra razão pela qual as mulheres com pele mais escura adoram.