A pecuária de corte é dividida basicamente em três fases, sendo cria, recria e engorda, quando uma propriedade exerce e produz as três fases denominamos de ciclo completo. Cada uma dessas fases tem um perfil produtivo e um produto final, sendo respectivamente bezerro, boi magro e boi gordo.
De março até agora, a carne vermelha teve um reajuste médio de 40%. Especialistas afirmam que a falta de chuvas no campo, o aumento do consumo durante a pandemia e, principalmente, o crescimento das exportações são os motivos para a alta nos preços. Esse é um cenário que não vai passar rapidamente.
A produção brasileira de milho é a terceira maior do mundo, com incrementos de produtividade nas últimas 10 safras de 5,7% ao ano. A área de milho cultivado em 2ª safra representa 75% da área e 74% da produção nacional. Essa evolução é possível devido à introdução de tecnologias de produção em clima tropical.
Grande parte dos grãos produzidos no Brasil é transportada pelo sistema rodoviário, por ser um meio mais flexível e ágil para ligar regiões, estados e municípios. Mas, para isso, é preciso preparar o caminhão e o produto para que não haja perdas e despesas causadas por problemas no envio da mercadoria.
O transporte do trigo é por caminhão, trem, navio oceânico ou barcaça. As transportadoras usam um ou mais destes meios de transporte ao longo do caminho. Mas o principal transporte é o ferroviário, independentemente do trigo ser destinado ao uso doméstico ou exportação.
Um modelo muito utilizado é a bazuca para transporte de grãos justamente por ser mais resistente. Além disso, a máquina possui uma estrutura que foi elaborada para suprir as demandas deste setor. Outra opção para escoar a mercadoria é o transporte de grãos por dutos — veremos mais à frente.
O arroz colhido deve ser transportado para a Unidade de Beneficiamento em caminhões (Figura 1), carretas ou outro meio de transporte, como por exemplo a própria colhedora, no tempo mais rápido possível, pois o arroz é colhido com umidade entre 18 a 23%.
O arroz branco, ou seja, o arroz polido passa por um processo que remove a casca, o germe e, consequentemente, muitos de seus nutrientes. O polimento muda a aparência, suaviza o sabor e amacia os grãos. Esse arroz também recebe a adição de ferro e vitaminas durante o processo de polimento.
Compreende as seguintes etapas:
História do Arroz Seu caule é um colmo, espécie com nós bem marcados, típico das gramíneas, e suas folhas são compridas e pontiagudas. Suas sementes, a parte comestível da planta, nascem em espigas densas e compactas, distribuídas em diferentes hastes.
Arroz branco: Contém carboidrato e sua principal função é fornecer energia. Apesar de ser o mais consumido no Brasil, é o menos nutritivo, pois as vitaminas e minerais ficam na casca, que é retirada durante o processo de polimento.
Arroz Branco É o mais comum utilizado. A grande desvantagem é ser um alimento refinado, ou seja, possui apenas carboidrato, sem vitaminas, minerais e fibras. Não é o indicado para ser consumido no dia a dia.
Rico em vitaminas (vitaminas A, B1, B2, B6 e B12); Abundante em minerais (magnésio, ferro e zinco);
O arroz é rico em carboidratos e pode ter uma alta pontuação no IG. Se você tem diabetes, você pode pensar que você precisa ignorá-lo na sua refeição, mas isso nem sempre é o caso. Você ainda pode comer arroz se tiver diabetes. Você deve evitar comê-lo em grandes porções ou com muita frequência, no entanto.