57), as principais causas dos problemas ambientais atuais são: “crescimento populacional insustentável, acentuado aumento da pobreza e desigualdade social, métodos de produção de alimentos insustentáveis, uso de energia insustentável e produção industrial insustentável”.
Explicação:Segundo este ponto de vista, vivemos uma crise ambiental sem precedentes na história da humanidade. A crise ambiental seria a responsável por comprometer os recursos naturais, extinguir espécies da fauna, flora levando ao fim as condições necessárias para a vida.
Presencia-se também o aumento do efeito estufa, que é causado pelos gases provenientes da queima de combustíveis fósseis, os quais permitem que a radiação solar penetre na atmosfera, retendo grande parte dela e gerando aumento de temperatura; a utilização de agrotóxicos e o desmatamento desenfreado.
Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável . Os principais componentes da crise ambiental são três elementos: População, Recursos naturais e poluição. Esses elementos estão interligados e deve ter um equilíbrio para haver uma melhor qualidade de vida no planeta.
Na prática, a crise ambiental pode ser controlada por meio de práticas educacionais sobre a conscientização do uso dos recursos naturais e preservação do meio ambiente.
Segundo o artigo 225, “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para os presentes e futuras gerações.”
Outras designações têm sido apontadas para esse ramo da Ciência Jurídica que tem como objetivo a proteção do meio ambiente, a exemplo de Direito Ecológico, Direito da Ecologia, Direito do Ambiente, Direito do Meio Ambiente e Direito da Proteção da Natureza.
O que é preciso fazer para virar juiz Em primeiro lugar, você deve fazer um curso superior de Direito. Depois de formado, precisa acumular três anos de experiência profissional na área jurídica. Por último, deve prestar um concurso público.