O administrador do fundo tem a obrigação de diligenciar para que sejam mantidos, atualizados e em perfeita ordem, o registro de cotistas, o livro de atas das assembleias gerais, o livro ou lista de presença de cotistas, os pareceres do auditor independente, os registros contábeis referentes às operações e ao patrimônio ...
O administrador do fundo, ou a empresa que é responsável por essa função deve constituir o fundo e gerenciar todos que prestam serviços de forma a fazer o fundo funcionar. Também é responsável pela prestação de informações aos cotistas e agentes reguladores.
A administração fiduciária compreende as atividades relacionadas, direta ou indiretamente, ao funcionamento e manutenção de uma carteira de valores mobiliários como a contratação e supervisão diligente de prestadores de serviço.
Fundo fiduciário é um acordo legal criado para gerenciar imóveis e bens de uma empresa, grupos ou de uma única pessoa.
Nesse sentido, a CVM determina que somente as instituições financeiras previamente autorizadas pelo Banco Central do Brasil, que tenham por objeto social a administração ou a custódia de bens de terceiros, podem ser nomeadas como agente fiduciário. ...
1º A administração de carteiras de valores mobiliários é o exercício profissional de atividades relacionadas, direta ou indiretamente, ao funcionamento, à manutenção e à gestão de uma carteira de valores mobiliários, incluindo a aplicação de recursos financeiros no mercado de valores mobiliários por conta do investidor ...
A CVM pode dispensar o requisito da graduação, desde que comprovada experiência profissional no mercado de capitais, em atividade que evidencie sua aptidão para gestão de recursos de terceiros, de no mínimo sete anos.
Pode-se definir uma carteira administrada como uma conta de investimento administrada individualmente, aberta através de uma corretora ou de um gestor financeiro. Nessas contas, valores compartilhados são usados para comprar bens individuais.
De acordo com essa definição, são valores mobiliários, quando ofertados publicamente, quaisquer títulos ou contratos de investimento coletivo que gerem direito de participação, de parceria ou remuneração, inclusive resultante da prestação de serviços, cujos rendimentos advém do esforço do empreendedor ou de terceiros".
Títulos bancários são ativos de renda fixa emitidos pelos bancos com o objetivo de levantar capital para financiar as suas próprias atividades.
Enquanto a Bolsa de Valores é um mercado organizado onde ativos financeiros são negociados, o mercado de balcão – também conhecido como OTC – é um mercado onde são negociados os mais diversos títulos de valores mobiliários que não possuem autorização para serem negociados na Bolsa de Valores.
O financiamento de opções é uma estratégia largamente utilizada no merca- do e consiste na venda de uma opção de compra para cada ativo possuído em carteira. A operação pode ser realizada pelo investidor que já está posi- cionado no papel.
As operações compromissadas é aquela em que o vendedor assume o compromisso de recomprar o título em uma data futura com o acréscimo de juros.
A operação compromissada é aquela em que o vendedor assume o compromisso de recomprar os títulos que alienou em data futura pré definida e com o pagamento de remuneração pré estabelecida.
adjetivo Que assumiu compromisso, que tem uma relação afetiva estável com outra pessoa; comprometido. Que expressa comprometimento, que se estabelece por uma relação de obrigação: compromissado com a verdade. Etimologia (origem da palavra compromissado).
As operações compromissadas podem ser utilizadas como uma forma temporária de obter recursos. Pode ser considerada uma espécie de empréstimo, tendo como lastro (ou garantia) um título público. As operações compromissadas permitem ganhar com cenários de alta ou baixa de juros e a variação da inflação.