Função. A porção inferior da articulação do tornozelo permite dois movimentos: pronação e supinação do pé – graças ao fato de que o eixo que permite a pronação e supinação encontra-se em um ângulo de 30º a 40º graus em relação ao eixo vertical da perna. A porção articular superior permite a dorsiflexão e flexão plantar ...
O tálus é principal osso de conexão entre o pé e a perna, está envolvido em vários planos de movimento e é responsável pela transferência das forças de pressão e tração para o pé. Ele é composto por 3 partes: a cabeça, o colo (pescoço) e o corpo. A maior parte de sua superfície (2/3) é coberta de cartilagem.
Em anatomia, chama-se astrágalo ou tálus ao osso do pé dos mamíferos (nas extremidades inferiores dos bípedes ou nas patas traseiras dos tetrápodes) que articula com os ossos da perna (tíbia e fíbula), formando o tornozelo.
O tálus é o segundo maior osso do tarso e fica localizado superiormente ao calcâneo. É o único osso do tarso que se articula com os ossos da perna, medialmente com a tíbia e lateralmente com a fíbula.
Ossos do tarso O tarso é a parte posterior e superior do pé. Ela é constituída por 7 ossos tarsais, que são dispostos em dois grupos: tarso proximal e tarso distal.
O osso NAVICULAR está presente no mediopé de todas as pessoas e tem uma grande importância já que é uma conexão entre a parte posterior (retropé) e anterior dos pés. Ele faz sua principal articulação com o tálus, osso do retropé, e recebe inserção muscular através do tendão tibial posterior.