EQST

Quais As Curvaturas Fisiolgicas Existentes Na Coluna Vertebral?

Quais as curvaturas fisiolgicas existentes na coluna vertebral? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Quais as curvaturas fisiológicas existentes na coluna vertebral?

Em sua estrutura, a coluna vertebral apresenta curvaturas consideradas fisiológicas, a saber: Lordose/cervical (convexa ventralmente); Cifose/torácica (côncava ventralmente); Lordose/lombar (convexa ventralmente); Cifose/pélvica (côncava ventralmente).

O que é o processo Unciforme das vértebras cervicais?

O processo unciforme desenvolve-se na margem lateral da vértebra de centros de ossificação pertencentes ao arco neural. Em recém-nascidos, o processo unciforme é horizontal orientando-se verticalmente de acordo com o crescimento. O seu desenvolvimento induz a formação de fissuras na margem posterolateral do disco.

Qual a função dos Forames das vértebras cervicais?

O forame do processo transverso (lat. foramen transversarium) é um forame característico das vértebras cervicais (C1 a C7). ... Serve de passagem para artérias vertebrais, plexos venosos e simpáticos. Esses forames fazem parte do trajeto da artéria vertebral, a partir da subclávia até o forame magno.

Quais são as características que permitem a identificação de uma vértebra cervical?

Vértebras Cervicais: Possuem um corpo pequeno exceto a primeira vértebra. Em geral apresentam processo espinhal bífido e horizontalizado e seus processo transversos possuem forames transversos (passagem de artérias e veias vertebrais.

Qual a característica do processo articular?

4. Processos Articulares: São em número de quatro, dois superiores e dois inferiores. São saliências que se destinam à articulação das vértebras entre si. Função: Obstrução.

Como diferenciar los tipos de vértebras?

As vértebras cervicais são menores do que as vértebras lombares, além das diferenças de localização e movimentação....Vértebras lombares:

  1. São mais longas e articuladas;
  2. Ajudam a sustentar o abdome e o tórax;
  3. Se articulam com a pelve para dar movimento ao quadril;
  4. É o segmento mais longo de vértebra.