Em nenhum momento se deve estourar a bolha da queimadura, pois isso aumenta o risco de infecções, o que pode piorar a recuperação e até afetar a cicatrização, sendo necessário o tratamento com antibiótico. Se necessário, a bolha só deve ser estourada no hospital, com material esterilizado.
Um excelente remédio caseiro para queimaduras na pele, causadas pelo sol ou pelo contato com água ou óleo, é a casca da banana, pois alivia a dor e evita a formação de bolhas, sendo excelente para queimaduras de 2º grau. Mas outras boas opções são a babosa, o mel e as folhas de alface, por exemplo.
Em casos de queimadura leve (pele avermelhada, sem inchaço e que nem sempre causa forte dor), a primeira providência é resfriar a região, sem limpá-la. Durante vários minutos, exponha o local lesionado em água corrente fria - não aplique gelo, pois tende a queimar a pele.
O que fazer na queimadura de 1º grau Mantenha um pano limpo e umedecido em água fria na região durante as primeiras 24 horas, trocando sempre que a água aquecer; Não aplique qualquer produto como óleo ou manteiga na queimadura; Passe uma pomada hidratante ou cicatrizante para queimaduras, como Nebacetin ou Unguento.
Passar gelo, manteiga ou qualquer coisa que não seja água fria no local, em qualquer caso. Também não se deve estourar bolhas ou tentar retirar a roupa colada à pele queimada. As queimaduras deste tipo atingem apenas a epiderme, que é a camada mais superficial da pele.
Um curativo que é bastante recomendado no tratamento inicial de queimaduras de segundo e terceiro grau é a sulfadiazina de prata, devido ao seu efeito antimicrobiano de amplo espectro.
Assim que puder, coloque a queimadura embaixo de água corrente fria por pelo menos dez minutos ou aplique uma compressa fria. Não use gelo pois o congelamento poderia prejudicar o tecido da pele ainda mais.
Molhe uma toalha fina em água gelada e envolva uma pedrinha de gelo. Deixe repousar no local por, no mínimo, 10 minutos; No corpo, como as provocadas por pancadas: passe um pouquinho de azeite na região, fazendo uma suave massagem. Se a mancha roxa não passar em 1 a 2 semanas, é importante consultar o médico.
Quais os principais medicamentos para queimadura na pele?
NUNCA passe gelo, manteiga, pomada ou qualquer outra coisa na queimadura. A única coisa que podemos passar em uma queimadura é água corrente em temperatura ambiente (nunca gelada).
Para queimaduras de primeiro grau, como por exemplo queimaduras de sol, recomenda-se tomar banho ou ducha com água fria e depois secar com uma toalha “acariciando” a pele, evitando ao máximo o contato excessivo com a pele (geralmente muito doloroso).
Não aplique na pele queimada: Pasta de dente – nem manteiga, nem qualquer receita caseira! “Isso é totalmente contraindicado. Qualquer substância passada sobre a pele queimada pode irritá-la, além do risco de infecção por bactérias presentes nesses produtos. Pomadas com corticoides – nunca se automedique.
Não necessitam de atendimento médico e, geralmente, melhoram entre 3 e 6 dias. O tratamento consiste apenas em manter a pele e o organismo hidratados. Se a dor for incômoda, um analgésico poderá ajudar.
682), Rodolpho Von lhering afirma:"... em geral, a dor cede gradativamente, no espaço de algumas horas (ou após 36 horas, como o verificamos pessoalmente, quando nos sujeitamos a uma experiência compteta)".
Isso acontece porque nessa inflamação que ocorre, os nociceptores ficam mais sensíveis ainda. Então, coisas que antes não doíam passam a doer e coisas que já doem, doem mais ainda. Se a queimadura for mais profunda, também pode acontecer lesão do nociceptor, o que acarreta numa dor mais intensa e duradoura ainda.
O tempo médio de cura de uma lesão de primeiro grau varia de três a quatro dias; a de segundo grau leva de duas semanas a um mês para sarar, e a de terceiro grau pode demorar até um ano de tratamento, com acompanhamento profissional. Quem tem a pele mais escura pode ficar com o local da queimadura esbranquiçado.
Geralmente, as queimaduras de 1º grau melhoram de 3 a 6 dias, nesses dias elas costumam descamar, e se cuidar da forma correta, ela também não deixa cicatriz e nem sequelas. Portanto, os sintomas desse tipo de queimadura são intensa dor e vermelhidão no local. Porém, se tocar na pele, aparecerá uma certa palidez.
Quarto grau: envolvem pele, músculo e osso. Elas freqüentemente ocorrem com queimadu- ras elétricas e podem ser mais graves do que aparentam. Podem causar complicações gra- ves e devem ser tratadas por um médico ime- diatamente.
Assim, alguns passos que garantem uma cicatrização mais rápida e evitam o surgimento de cicatrizes feias e outras complicações, são:
Quais São as Principais Plantas para Cicatrizar Feridas?
Um ótimo remédio caseiro para cicatrizar feridas é aplicar uma compressa de calêndula porque esta planta medicinal possui propriedade antimicrobiana que ajuda a desinfetar a ferida e também possui propriedade cicatrizante, que ajuda a reparar a pele.
Tenha os mesmos cuidados indicados para queimaduras de 1º grau e cubra a área queimada com gazes molhadas em soro fisiológico ou água limpa, para evitar infecção. “Mantenha o curativo molhado usando recipientes de soro ou água limpa. Se a queimadura for extensa, é preciso ser atendido no hospital”, ressalta Bruna.
Para queimaduras em que há o surgimento de bolhas, o procedimento deve ser o mesmo. Após o resfriamento, o local pode ser limpo com água e sabão neutro — sem esfregar a região.
As condutas iniciais ao paciente queimado são: afastamento da vítima da fonte de calor, seguido por imediato resfriamento da pele com água corrente proveniente de torneira ou ducha, não passando de 20 minutos devido ao risco de hipotermia, retirada da roupa, desde que não aderida à pele, escovação da pele no caso de ...
"O método mais eficaz e adequado de interrupçao da queimadura é a irrigaçao com grandes volumes de água a temperatura ambiente. O uso de água fria ou gelo é contraindicado3. Uma forma eficaz de tratamento de queimaduras recentes é a aplicaçao de curativos estéreis e nao aderentes.
As roupas devem ser removidas desde que não estejam aderidas à pele e busca-se resfriar a lesão e aquecer o paciente, através de manta térmica ou cobertores. Em casos de queimaduras químicas, retirar o excesso do agente causado com gaze e irrigar os olhos exaustivamente em caso de lesão ocular.