O escroto apresenta diversas camadas, entre elas a pele, camada fina, externa, hiperpigmentada e com presença de pelos.
Os testículos estão envolvidos pelas túnicas vaginal, albugínea e vascular (ou vasculosa). A túnica vaginal é uma camada dupla de mesotélio derivado do peritônio, sendo que o folheto parietal está aderido ao escroto e o folheto visceral, à túnica albugínea.
Os testículos são duas estruturas de forma oval, com cerca de 3 cm de diâmetro e 4 cm de comprimento, que constituem o sistema reprodutor masculino. Eles estão localizados no interior da bolsa escrotal, o que permite que a temperatura seja inferior à do interior da cavidade abdominal.
Os testículos ficam protegidos dentro da bolsa escrotal, que se encontra na parte externa do corpo, pois isso favorece a espermatogênese, que ocorre em uma temperatura mais baixa do que a temperatura corporal.
O escroto protege os testículos de mudanças de temperatura. A fim de garantir a produção normal de espermatozoides, o escroto mantém os testículos a uma temperatura um pouco mais fria do que o resto do corpo, contraindo ou expandindo.
Resposta. ,os testiculos ficam fora do corpo,porque eles são muito sensíveis e os espermatozóides não suportam o calor do corpo do homem. Já os ovários ficam dentro do corpo da mulher,porque eles estão aonde acontece todo o percurso de fertilização.
Isso acontece especialmente porque cada testículo está ligado à região abdominal através de um músculo conhecido como cremaster. Esse músculo pode contrair involuntariamente várias vezes durante o dia, quer seja estimulado para isso ou não, fazendo com que os testículos subam.
Alguns problemas que podem causar aumento ou diminuição no tamanho dos testículos são: Orquiepididimite (infecção do testículo e epidídimo); Hidrocele (acúmulo de líquido na bolsa testicular);
Uma condição congênita, considerada uma das causas frequentes de infertilidade masculina, a criptorquidia é caracterizada pela descida incompleta de um ou ambos testículos para o saco escrotal, permanecendo no abdômen ou no canal inguinal da criança.