É fácil assumir que o incidente causou tal sensação porque a Mona Lisa era "a pintura mais famosa do mundo", mas naquele momento, ela não era. O que realmente a catapultou para a fama foi o roubo. A cobertura midiática que ela teve durante o tempo em que esteve perdida foi o principal motivo de sua fama mundial.
O retrato de Mona Lisa propicia a análise de elementos históricos relativos ao Renascimento. Um elemento fundamental para a pintura é o uso de tintas mais sofisticadas como a tinta a óleo, a qual remete à época das relações comerciais entre os europeus e os povos árabes.
Sua qualidade chama a atenção, principalmente em seus detalhes técnicos, como é o caso das mãos - uma das coisas mais difíceis de serem reproduzidas. Os olhos de Mona Lisa acompanham o observador em qualquer direção, um efeito bastante marcante e que tem provocado uma série de teorias da conspiração.
O que Cotte descobriu foi um pigmento atrás do pulso direito, que corresponde perfeitamente com o pigmento de uma “capa” pintada sobre o joelho de Mona Lisa. Por causa disso, a posição fazia sentido: o antebraço e punho seguravam um lado de um “cobertor”.
Finalmente, como seria hoje Mona Lisa? Uma moça comum, de traços angulosos e cabelos lisos escuros. Ela poderia ser sua vizinha ou colega de escritório, como vocês podem ver na foto que abre este post.
Tudo que você precisa fazer é desenhar um círculo para a forma da cabeça de Mona Lisa e depois adicionar as diretrizes faciais. Em seguida desenhe uma linha do pescoço e anexá-la à forma da diretriz do torso. Use as diretrizes faciais para esboçar levemente a forma de seus olhos penetrantes.
Tinta a óleo
No início do século 16, quando o quadro foi pintado, retratar uma mulher que não fosse princesa ou rainha era extremamente raro. Da Vinci também fez uso da técnica chiaroscuro (literalmente, “claro-escuro”). Objetos ganham forma apenas com luz e sombra, sem que seja necessário traçar linhas de contorno.
Segundo Squires, os pesquisadores acreditam que essa inteligente “ilusão de óptica” foi criada graças à técnica de pintura utilizada por Leonardo da Vinci conhecida como sfumato, que o artista empregou para incluir sombras e variações sutis de cor ao redor da boca das mulheres dos quadros.
É possível que o rosto da Mona Lisa seja o mesmo da esposa de Del Giocondo, o que explicaria o outro nome dado à pintura: Gioconda.
Outros dizem que a Gioconda (outro nome pelo qual a retratada é conhecida) é um auxiliar de Da Vinci, Gian Giacomo Caprotti, conhecido como Salai, com quem o artista teria mantido um caso. Por fim, existe a tese de que o rosto da tela seria o de uma escrava chamada Caterina, que, ainda por cima, seria a mãe de Leonard.
Várias teorias já foram aventadas sobre a identidade da Mona Lisa, incluindo a de que ela seria um autorretrato do pintor. Um estudo da Universidade de Hidelberg, em 2005, identificou-a como Lisa Gherardini, mulher do rico mercador florentino Francesco del Giocondo.
Vincenzo Peruggia
Um quadro nas malas de Leonardo da Vinci É comum falar da Mona Lisa como uma obra que Leonardo da Vinci, convidado pelo rei Francisco Primeiro, teria levado com ele para a França. ... A Mona Lisa fez, portanto, parte das coleções reais para ser exposta no castelo de Versalhes durante o reinado de Luís XIV.
quatro anos
Mona Lisa ("Senhora Lisa") também conhecida como A Gioconda (em italiano: La Gioconda, "a sorridente"; em francês, La Joconde) ou ainda Mona Lisa del Giocondo ("Senhora Lisa esposa de Giocondo") é a mais notável e conhecida obra de Leonardo da Vinci, um dos mais eminentes homens do Renascimento italiano.
Em 21 de agosto de 1911, sumiu a mais famosa pintura do Louvre, em Paris. Dois anos mais tarde, o quadro de Leonardo da Vinci foi encontrado na Itália. O ladrão justificou o roubo como revanche ao butim de Napoleão.
Mona Lisa não tem sobrancelhas Um outro fato curioso sobre a obra é o da modelo representada não ter sobrancelhas. No entanto, a explicação é simples: durante o século XVIII, era comum que as mulheres raspassem as sobrancelhas, pois a Igreja Católica acreditava que os pelos das mulheres eram sinônimo de luxúria.
O que realmente catapultou a obra de Da Vinci para a fama foi justamente o roubo. A cobertura midiática que ela teve durante o tempo em que esteve perdida foi o principal motivo de sua fama mundial.
Os preços dependem do produtor, do formato e do componente da tela. Para chassis simples de tela de algodão, podemos comprar um por aproximadamente R$6. Enquanto para o tamanho muito grande de 120 cm, a conta pode aumentar para mais de R$ 100.
Primeiro passo