Plantas xerófitas ou xerófila são aquelas que resistem a grandes secas e são adaptadas à falta de água, todas essas plantas possuem características diferentes que garantem tolerância à falta de água. Os espinhos são formações agudas que podem ser de origem foliar ou ramos que foram reduzidos a espinhos.
As plantas e animais adaptadas a condições xéricas dizem-se xerófilos, sendo que se classificam como xerófitos as plantas com morfologia especificamente moldadas à aridez, típicas das formações xeromórficas, e como xerócolos os animais que apresentam essas adaptações.
Resposta: São plantas que possuem a capacidade de atrair pequenos animais,incluindo insetos,aracnídeos e até mesmo anfíbios,répteis e aves.
Os cactos são plantas adaptadas à climas secos. Os seres vivos tendem a possuir adaptações de acordo com o ambiente em que vivem. ... Raízes volumosas também são adaptações que estas plantas, geralmente, possuem. Os cactos tem seus caules suculentos e bastante impermeáveis.
A vegetação da caatinga constitui um tipo de vegetação adaptada à aridez do solo e a escassez de água da região. ... Nas regiões mais secas aparecem também plantas cactáceas, como o facheiro, o mandacaru, o xique-xique, que servem de alimento para os animais, na época de seca, e as bromeliáceas (macambira).
Em função do clima semiárido da região onde se encontra, a vegetação da Caatinga costuma ser bastante seca, com espinho e pouquíssimas folhas. No entanto, quando ocorrem as chuvas, ela se transforma rapidamente, ganhando um aspecto diferenciado, com árvores cobertas de folhas e pequenas plantas forrando o chão.
O clima que compreende a região da Caatinga é o tropical semiárido. Esse clima é marcado por longos períodos de estiagem, isto é, sem chuvas. ... Durante o período de chuva, os índices pluviométricos podem atingir os 1000 mm/ano. Já nos períodos mais secos, há uma baixa, chegando a 200 mm/ano.
Resposta:No período de seca as pessoas conseguem água para o consumo de algumas formas, tal como o armazenamento em caixas d'água, cisternas ou poços; por meio de caminhões pipa e a busca em tanques ou rios mais próximos.
O que acontece com as plantações e os rebanhos no período de seca em Caatinga. As plantaçoes sao adptadas a regiao e guardam suas reservas de energia nas raizes para "rebrotarem" depois, o rebanho morre grande parte pois nao possuem estoque para esse tipo de epoca.
Resposta. As plantas secam e morrem, e os animais morrem por falta de hidratação.
inatividade. Durante essa época de seca, quando se anda pela Caatinga, se encontram menos animais por aí. Na verdade, tem uma quantidade muito grande de animais que se encontra debaixo da terra, com metabolismo reduzido. São milhares de indivíduos de diversas espécies que estão aguardando as chuvas.
Caatinga abriga 27 milhões de pessoas e ocupa 11% do território nacional. A Caatinga, único bioma exclusivamente brasileiro, ocupa 11% do território nacional e acolhe uma população de 27 milhões de pessoas, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente (MMA).
As singularidades da Caatinga resultam em uma fauna diversa composta por mais de 800 espécies animais. Já foram registradas 148 espécies de mamíferos, 510 de aves, 154 de répteis e anfíbios e 240 de peixes. ... Inúmeras espécies se encontram ameaçadas de extinção, como a onça-parda, o tatu-bola e o soldadinho do araripe.
A Caatinga é um bioma brasileiro encontrado no Nordeste, nos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e parte de Minas Gerais. Toda a área desse bioma abrange cerca de 11% do território brasileiro.
Ocupando quase 10% do território nacional, com 736.