Podemos entender então que os valores são sentimentos que nascem com o ser humano e se aperfeiçoam com o viver em sociedade e as normas são responsáveis por regulamentar esse viver em sociedade para que cada um tenha zelado o seus direitos e cumpra com seus deveres.
Os valores sociais são valores que regem a comunidade coletivamente e em geral influenciam a cultura e a forma de vida da sociedade. ... As normas sociais, por sua vez, agem no âmbito do que é permitido ou não fazer em sociedade e, assim, fornecem coesão ao grupo.
As normas são regras de comportamento, que refletem ou incorporam os valores de uma cultura. Os valores orientam as ações e são internalizados pelos indivíduos. Assim, as normas, consistem em regras e imposições externas aos indivíduos, mas baseadas em valores sociais.
Os valores morais, religiosos, sexuais, étnicos, entre outros, são construídos historicamente. Isso significa que dependem do período histórico em questão e dos hábitos costumeiros da sociedade. Desde o nascimento nos é ensinado o que é certo e errado e a partir disso reproduzimos os valores impostos pela sociedade.