O novo coronavírus, que causa a COVID-19, pode ser transmitido entre pessoas. A doença pode se espalhar por meio de pequenas gotículas do nariz ou da boca – expelidas por uma pessoa com COVID-19 quando tosse ou espirra, por exemplo. Essas gotículas depositam-se em objetos e superfícies ao redor da pessoa. Outras pessoas se contaminam tocando esses objetos ou superfícies e depois tocando nos olhos, nariz ou boca.
O "período de incubação" se refere ao tempo entre a infecção do ser humano pelo vírus e o início dos sintomas da doença. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), no caso da Covid-19 esse intervalo varia de 1 a 14 dias, geralmente ficando em torno de 5 dias.
Sintomas comuns:- coriza;- tosse;- dor de garganta;- dificuldade para respirar.Nos casos mais graves:- febre alta;- aumento dos batimentos cardícos (taquicardia);- dor no peito;- cansaço;- falta de ar;- pneumonia;- insuficiência respiratória aguda;- insuficiência renal.
Sintomas gripais leves como febre, dores no corpo, tosse seca, coriza devem permanecer em casa em isolamento. As gestantes devem comunicar seu médico obstetra dos sintomas e serem monitorizadas. O aparecimento de falta de ar deve motivar a ida ao pronto atendimento.
Mialgia é o termo médico para dor muscular. O sintoma pode aparecer em praticamente todo o corpo – uma vez que os músculos estão em quase todas as regiões. Geralmente, é resultado de estresse, esforço excessivo ou atividades físicas.
Segundo dados da Universidade Johns Hopkins, o novo coronavírus já infectou mais de 134 milhões de pessoas em todo o mundo. O marco é alcançado 15 meses após seu surgimento na cidade chinesa de Wuhan. O número de mortos por Covid-19 no mundo já ultrapassou 2,7 milhões.Il y a 23 heures
Significado de Incubação [Medicina] Tempo que decorre entre a introdução de um agente infeccioso num organismo e a manifestação dos primeiros sintomas da doença que ele determina.