A Ultrassonografia de Abdome Superior é um procedimento não invasivo, utilizado para avaliação, seguimento, diagnóstico e caracterização das alterações do fígado, pâncreas, vesícula biliar, vias biliares, baço, rins, aorta e veia cava inferior, auxiliando, complementando e interagindo com outras especialidades médicas.
O abdômen (abdome/abdómen) é a região do corpo localizada entre o tórax e a pelve. A sua abertura superior está voltada para o tórax e é cercada pelo diafragma. Inferiormente o abdômen abre-se para a pelve, comunicando através da abertura pélvica superior (abertura pélvica superior).
A realização da tomografia pode levar de 10-30 minutos, dependendo da área a ser investigada e se é necessária a administração de contraste. Geralmente, o maior tempo gasto durante o exame é para o posicionamento do paciente na mesa e para a administração do contraste.
O preço da tomografia computadorizada varia entre R$ 200 e R$ 700,00, no entanto esse exame é disponibilizado pelo SUS, não havendo custo.
Tomografia de abdome total: como é feita? Para que o exame seja realizado, o paciente fica deitado numa maca – que será inserida no tomógrafo. Para que sua segurança seja preservada, o paciente deve retirar todo material metálico, como brincos e anéis.
Orientações para exames – tomografia computadorizada
A Tomografia do Crânio ou TC Craniana é um exame de diagnóstico por imagem que possibilita o estudo do encéfalo. É muito importante no estudo de diversas patologias (doenças), como por exemplo na trombose cerebral, aneurisma cerebral, tumores benignos ou malignos (cancro), alterações neurológicas, entre outras.
Quanto custa um exame de raio X? O preço varia muito de acordo com o local do corpo onde é realizado e com a quantidade de detalhes e informação que se deseja com o exame, podendo variar de 20 a mais de 200 reais. É um exame mais barato ao ser comparado com a tomografia computadorizada e a ressonância magnética.