Locução adverbial de tempo: em breve, logo mais, à tarde, à noite, pela manhã, por vezes, de tempos em tempos etc. À tarde passearemos no parque com as crianças. Locução adverbial de lugar: em cima, por perto, ao lado, à direita, à esquerda, para dentro, para fora etc. Os pais querem os filhos sempre por perto.
Já a locução adverbial é o conjunto de duas ou mais palavras que têm o valor de advérbio. Muitas vezes, ela é formada por uma preposição com um substantivo, adjetivo ou advérbio. Por exemplo: O céu escureceu de repente.
São conjuntos de verbos que, numa frase, desempenham papel equivalente ao de um verbo único. Nessas locuções, o último verbo, chamado principal, surge sempre numa de suas formas nominais; as flexões de tempo, modo, número e pessoa ocorrem nos verbos auxiliares. Observe os exemplos: Estou lendo o jornal.
Locução adverbial de afirmação: sem dúvida, de fato, por certo, com certeza. Locução adverbial de negação: de modo algum, de forma alguma, de jeito nenhum, de forma nenhuma. Locução adverbial de intensidade: de muito, de pouco, de todo, em excesso. Locução adverbial de dúvida: com certeza, quem sabe, por certo.
Locução adverbial é um conjunto de duas ou mais palavras que, juntas, atuam como um advérbio, alterando o sentido de um verbo, de um adjetivo ou de um advérbio. As locuções adverbiais podem ser classificadas em locuções adverbias de lugar, de tempo, de modo, de afirmação, de negação, de intensidade e de dúvida.
b) o uso de “onde” está incorreto, pois o verbo “foi” exige a preposição “a”. c) “onde” é um pronome relativo e se refere ao substantivo “Câmara”. d) o uso de “onde” está incorreto, pois é melhor usar “em que” ou “aonde”. e) nesse caso, em vez de “onde”, deve-se usar “quando”.
As locuções adjetivas são normalmente formadas por preposição + substantivo ou preposição + advérbio. A locução adjetiva nunca é formada por verbo, nesse caso corresponde a uma oração. Exemplos de frases: O amor de mãe é o mais forte de todos.
As locuções conjuntivas são duas ou mais palavras que conectam orações, estabelecendo entre elas uma relação de subordinação (dependência) ou de simples coordenação. Geralmente, as locuções conjuntivas são formadas por advérbios, preposições e particípios seguidos da conjunção “que”.
Locução
Lista de locuções adjetivas e adjetivos correspondentes
Significado de Locução substantivo feminino Expressão, forma particular de linguagem: locução viciosa, proverbial, familiar. Gramática Grupo de vocábulos que equivalem a uma só palavra: locução adverbial, prepositiva, conjuntiva.
As formas nominais do verbo são:
As formas nominais do verbo são o infinitivo, o particípio e o gerúndio. Não fazem parte de nenhum tempo ou modo verbal....Exemplos de infinitivo pessoal
As formas nominais do verbo ou verbos não finitos são o gerúndio, infinitivo e particípio. Não apresentam flexão de tempo e modo, perdendo desta maneira algumas das características principais dos verbos. Por serem tomadas como nomes (substantivos, adjetivos e advérbios), recebem o nome de formas nominais.
Formas nominais são aquelas que não apresentam flexão de tempo e modo. Elas desempenham as funções próprias dos nomes (lembramos que nome, em gramática, é o termo utilizado genericamente para os substantivos, adjetivos e advérbios). São elas: infinitivo, gerúndio e particípio.
O infinitivo, o gerúndio e o particípio são as chamadas formas nominais do verbo. Todas elas se caracterizam por não poderem expimir em si nem o tempo nem o modo verbais, podendo aproximar-se das características de um substantivo, adjetivo ou advérbio (daí serem denominadas “nominais”).
Formas nominais são do verbo são o gerúndio, infinitivo e particípio. ... Por serem tomadas como nomes (substantivos, adjetivos e advérbios), e por isso recebem o nome de Formas Nominais.
Veja alguns exemplos: Aceitar (aceitado e aceito); Eleger (elegido e eleito); Entregar (entregado e entregue);
- Gerúndio – equivale ao valor de um adjetivo ou de um advérbio; - Particípio – equivale ao valor de um adjetivo. No entanto, o emprego dessas formas depende sempre do contexto em que se inserem e, por isso, é importante saber o que diferencia seus usos.
Significado de Particípio substantivo masculino Forma nominal do verbo que apresenta propriedades verbais (tempo, aspecto, voz) e nominais (gênero, caso), normalmente formada pelos sufixos ado e ido. [Gramática] Forma nominal que expressa, ao mesmo tempo, uma ação ou estado e uma qualidade.
O particípio indica uma ação que já se encontra finalizada. O particípio é uma das formas nominais dos verbos, juntamente com o infinitivo e o gerúndio, não estando relacionado com nenhum modo ou tempo verbal. ... Existem particípios regulares e particípios irregulares.